Indicações de Nana Caymmi, Caetano Veloso, Tom Veloso e Giulia Be minimizam habitual desprestígio do

28/09/2021 15h29


Fonte G1

 Imagem: Lívio Campos
Nana Caymmi(Imagem:Lívio Campos)Nana Caymmi

Divulgada pela Academia Latina de Gravação na manhã desta terça-feira, 28 de setembro, a lista de indicados ao 22º Grammy Latino inclui boas surpresas entre os nomes brasileiros, minimizando o habitual desprestígio do Brasil em premiação direcionada sobretudo para artistas de países de língua hispânica.

Há em 2021, ao menos, indicações de artistas brasileiros em duas das três categorias mais relevantes do Grammy Latino, Álbum do ano e Gravação do ano.

Aliás, a indicação do último disco de Nana Caymmi – Nana, Tom, Vinicius (2020), dedicado aos cancioneiros de Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994) e Vinicius de Moraes (1913 – 1980) – à importante categoria Álbum do ano é merecida. A cantora se afinou no tempo eterno das canções do amor demais desses compositores em álbum antológico.

A indicação de Caetano Veloso e Tom Veloso pelo single Talvez (2020) – concorrente ao prêmio de Gravação do ano – também é justa, inclusive pelo arranjo criado por Mario Adnet para esse samba-canção de atmosfera vintage, composto por Cezar Mendes com o próprio Tom Veloso.

Cantora e compositora de números superlativos, Guilia Be também faz jus à indicação na categoria Revelação do ano.

Contudo, talvez nenhum desses indicados tenha a chance de sair vitorioso no Grammy Latino como Antonio Adolfo, pianista carioca, concorrente ao prêmio de Álbum de jazz latino por BruMa (mist) Celebrating Milton Nascimento (2020), disco também indicado na categoria técnica de engenharia de som.

Enfim, ganhar ou perder no Grammy Latino em nada altera o status de um artista brasileiro – como acontece instantaneamente com vitória no Grammy norte-americano. Ainda assim, a presença de artistas do Brasil em categorias relevantes ao menos dilui a sensação de que a música do Brasil nunca obteve no Grammy Latino as láureas a que faz jus por tanta riqueza e diversidade.

Tópicos: categoria, grammy, indica??o