Heróis da resistência, Inocentes procuram reacender o fogo punk de 1982 com o single Queima!

27/07/2022 12h14


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoSe 2022 soa muitas vezes como o começo do fim do mundo, o grupo Inocentes ? atualmente formado pelo remanescente Clemente (voz e guitarra) com Anselmo Monstro (baixo), Nonô (bateri(Imagem:Reprodução)
 “Queima a nova ordem mundial!”, brada repetidas vezes Clemente Nascimento, ao fim da gravação de Queima!, punk rock autoral que batiza o single duplo que a banda paulistana Inocentes lança na quinta-feira, 28 de julho, via Farol Music, com capa assinada por Caru Leão.

Nesse rock de míseros acordes e muita gana de mudar o mundo, Clemente Tadeu Nascimento parece ainda carregar – aos 59 anos completados em maio – o espírito ativista do garoto do subúrbio paulistano que fez história na cena punk de São Paulo como mentor desse grupo pioneiro no movimento.

Se 2022 soa muitas vezes como o começo do fim do mundo, o grupo Inocentes – atualmente formado pelo remanescente Clemente (voz e guitarra) com Anselmo Monstro (baixo), Nonô (bateria) e Ronaldo Passos (guitarra) – tenta reacender o fogo punk com o single duplo Queima! como procurou fazer há três anos com o EP Cidade solidão (2019).

Se Queima! fosse um compacto duplo da era do vinil, o lado B seria Eu vou ouvir Ramones, básico punk rock composto e cantado pelo guitarrista Ronaldo Passos.

As duas músicas foram (bem) gravadas no Wah Wah Studio, na cidade de São Paulo (SP), em 27 e 28 de abril deste ano de 2022, com eficiente produção musical de Michel Kuaker. A masterização foi feita por Carl Saff.

Como o tempo espera por ninguém, e o punk resiste heroico somente na memória de algum lugar do passado, Queima! jamais deve surtir o efeito que certamente provocaria há 40 anos se esse punk rock tivesse sido lançado em Grito suburbano (1982), álbum dividido pelos Inocentes com as bandas Cólera e Olho Seco nos primórdios do movimento.

Contudo, até por se recusar a flertar com o hardcore (gênero que se amalgamou com o punk), o single Queima! tem cacife para ecoar no nicho dos heróis da resistência que permanecem devotados à ideologia punk, crentes de que podem o demolir a nova ordem mundial com três sonhadores acordes.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: rock, punk, inocentes