Grammy Latino acerta ao criar categoria para premiar o compositor que faz música sem ser cantor

22/03/2023 16h54


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarGrammy Latino acerta ao criar categoria para premiar o compositor que faz música sem ser cantor(Imagem:Divulgação)Grammy Latino acerta ao criar categoria para premiar o compositor que faz música sem ser cantor

Entre as mudanças do Grammy Latino anunciadas ontem pela Academia Latina de Gravação para já entrarem em vigor na premiação deste ano de 2023, a mais importante é a criação de área dedicada exclusivamente ao compositor.

Na premiação da 24ª edição, agendada para novembro, o Grammy Latino vai laurear pela primeira vez o Melhor compositor do ano. Para poder concorrer nesta nova categoria, o compositor precisa ter um mínimo de seis canções recém-compostas, nas quais esteja creditado como autor ou coautor (no caso de parcerias), e não como intérpretes, produtores musicais ou engenheiros.

Ou seja, a categoria vai reconhecer e premiar a excelência da escrita de músicas, a arte do compositor que exerce fora dos holofotes a profissão de criar canções para serem gravadas por outros artistas, inclusive por parceiros que são cantores.

A criação desse prêmio específico é importante porque, em geral, compositores que não são cantores costumam ser esquecidos nas premiações e, comumente, têm a existência ignorada pelo público. É o caso, para citar um entre milhares de exemplos, do compositor baiano José Carlos Capinan, importante parceiro letrista de compositores cantores como Jards Macalé e Gilberto Gil.

A criação de categoria de natureza específica, idealizada para premiar os que exercem somente a arte de fazer música, contribuirá para dar visibilidade a um profissional que nunca aparece. Mas que merece aparecer porque, embora a música esteja sendo criada de forma cada vez mais sintética e industrial, a criação orgânica de uma canção ainda é peça importante na engrenagem que movimenta o mercado da música.

E por falar em música produzida em escala industrial, a criação da categoria Melhor interpretação de música urbana em língua portuguesa está entre as mudanças e alterações do Grammy Latino. Os fonogramas desta categoria podem incluir um mix de estilos urbanos com outros gêneros musicais desde que o caráter urbano predomine na gravação.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura