Governo do Piauí vai promover Festival Melão e Mel em Canto do Buriti nos dias 8 e 9 de setembro

29/08/2023 09h54


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoIniciativa será promovida por meio da Semarh e tem como objetivo a valorização da produção sustentável e o fortalecimento da economia local.(Imagem:Divulgação)Iniciativa será promovida por meio da Semarh e tem como objetivo a valorização da produção sustentável e o fortalecimento da economia local.

A primeira edição do Festival Melão e Mel será realizada nos dias 8 e 9 de setembro no município de Canto do Buriti. A ação é promovida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), e visa a valorização e o fortalecimento da economia local, a partir do aproveitamento sustentável do meio ambiente, como também alavancar a produção de melão e mel no município, além de qualificar os profissionais do segmento na região sul do estado.

Além de toda a programação voltada para as melhorias no processo produtivo local, o festival também contará com grandes shows, promovendo o lazer e cultura para a população da região. Entre as atrações confirmadas estão a banda Limão com Mel e a cantora Walkyria Santos. A expectativa da organização é tornar o município referência nacional na produção de melão e mel.

“O Festival Melão e Mel reforça a importância da produção agroecológica de frutas como o melão, além da produção sustentável do mel”,
destacou Daniel Oliveira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.

“A região sul do estado já tem o melhor mel natural do mundo e o melhor melão do Brasil também é produzido no Piauí, portanto, é muito promissor para o nosso estado reunir essas duas culturas, gerando impacto na cadeia produtiva e econômica, com valorização do meio ambiente”, completou.

Atualmente, diversas empresas já estão instaladas na região de Canto do Buriti, agregando grandes, médios e pequenos produtores envolvidos no agronegócio, com respeito à biodiversidade da região, produzindo de forma sustentável.

Programação do Festival

Sexta-feira (08/09)

18h – Abertura da Feira de produtos e serviços
18h30 – Workshop: Empreendedorismo rural apícola: o verdadeiro modelo de impacto – público geral (Instituto Anjos do Sertão)
19h30 – Palestra – Apicultura: Uma alternativa de renda no semiárido piauiense.

Palestrante: Dr. Laurielson Chaves Alencar (Especialista em Gestão Ambiental (2000), mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2005) e doutor em Agronomia (Produção vegetal) pela Universidade Estadual Paulista.

20h – Relato de Experiência e Boas Práticas – Samuel Araújo (Samel).

Shows Musicais

Neguim Resenha
Limão com Mel
Banda Arrepio

Sábado (09/09)

18h – Feira de produtos e serviços
20h – Palestra – Impactos sociais e econômicos da produção de melão no semiárido piauiense (Realização: Itaueira Agropecuária)

Shows Musicais

Malas de Ouro
Walkyria Santos
Assisinho.

 

Tópicos: estado, festival, shows