Governo apoia evento que vai sediar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional

11/05/2023 13h12


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoGoverno apoia evento que vai sediar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional.(Imagem:Divulgação)Governo apoia evento que vai sediar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional.

O mês de junho se aproxima e com ele a manifestação de uma das maiores celebrações populares do país: as Festas Juninas. Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, já está nos preparativos para o Picos Cidade Junina, que será realizado nos dias 2 e 3 de junho, com entrada gratuita para o público.

O evento vai sediar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, que ocorrerá pela primeira vez em Picos, reunindo quadrilhas juninas do Piauí e de outros estados nordestinos. De acordo com a organização do evento, 16 quadrilhas piauienses e de mais quatro estados já confirmaram presença e vão disputar uma premiação total de 60 mil reais.
Imagem: DivulgaçãoPablo Santos, secretário de Estado do Turismo.(Imagem:Divulgação)Pablo Santos, secretário de Estado do Turismo.

O secretário de Estado do Turismo, Pablo Santos, destaca a importância do evento, reforçando que o festival faz parte de um projeto maior de desenvolvimento e fortalecimento do turismo, não apenas para a cidade de Picos, mas para toda a macrorregião, que conta com uma população de mais de meio milhão de habitantes e pode se tornar uma grande referência do turismo nas áreas de cultura, esporte, religiosidade e sustentabilidade.

“Queremos resgatar a tradição cultural nos municípios, valorizar nossas raízes e potencialidades turísticas e, principalmente, movimentar ainda mais a economia da nossa região. Picos tem um potencial fantástico em vários setores e o turismo cultural, esportivo, religioso e sustentável precisam ser destacados”,
destaca Pablo Santos.
Imagem: DivulgaçãoGoverno apoia evento que vai sediar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional.(Imagem:Divulgação)

O espaço onde onde será realizado o Picos Cidade Junina já está sendo montado e contará com duas arenas, uma com arquibancadas para o conforto daqueles que irão apreciar as apresentações culturais, e a segunda destinada para os shows.

“Estamos focados na organização desse evento e queremos agregar valor ao movimento junino de Picos, resgatando as manifestações culturais do município”,
diz Leonardo Carlos, presidente da Associação Brincantes, parceira do evento. Outra parceira, afirma Leonardo, é a Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (Fequajupi), que já mobilizou os grupos juninos de Picos e região para participarem do festival.
Imagem: DivulgaçãoGoverno apoia evento que vai sediar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional.(Imagem:Divulgação)

Ministério do Turismo destaca importância das festas juninas para a economia local

Além de celebrar a cultura e tradição brasileiras, as festas juninas têm também uma grande importância para a economia local, especialmente na região Nordeste, onde cidades com tradicionais festejos já começam a montagem de estrutura e a divulgação da programação.

Sobre o assunto, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, diz que a preparação e expectativa para o São João de 2023 evidenciam a importância da festividade para o país. “O São João é um dos principais símbolos culturais do nosso país e um dos eventos mais aguardados no ano. Realizada de norte a sul, com destaque para a região Nordeste, retrata a diversidade do nosso povo. Uma festa que movimenta milhões de pessoas e aquece a economia dos nossos destinos, gerando emprego e renda. Agora, a expectativa é a melhor possível, considerando o sucesso de público do Carnaval e dos feriados prolongados já registrados neste ano”, destacou a gestora.



Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: turismo, quadrilhas, juninas