Garimpo de Zé Ramalho em caixa com quatro CDs inclui duetos raros e gravação de show acústico de 199

12/07/2021 15h32


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAntologia acústica ao vivo é o quarto CD embalado na caixa O garimpo das raridades, produzida pelo pesquisador Marcelo Fróes com Zé Ramalho e recém-lançada no mercado fonográfico a(Imagem:Reprodução)

 Zé Ramalho amargou anos de ostracismo na primeira metade da década de 1990, em que pese a boa execução da música Entre a serpente e a estrela (Amarillo by morning, Terry Sttaford e Paul Fraser, 1973, em versão em português de Aldir Blanc, 1992) na trilha sonora da novela Pedra sobre pedra (TV Globo, 1992).

O artista paraibano somente reencontrou o sucesso massivo em 1996 com a inclusão da gravação original do aboio Admirável gado novo (Zé Ramalho, 1979) na trilha sonora da novela O rei do gado (TV Globo, 1996 / 1997).

No embalo da redescoberta do público, o cantor e compositor saiu em turnê nacional com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo – no festivo show O grande encontro, eternizado em álbum ao vivo editado em 1996 – e, na sequência, revisou os 20 principais títulos do cancioneiro autoral do compositor no álbum duplo intitulado 20 anos – Antologia acústica (1997).

Gravada e lançada em 1997, a caprichada antologia se tornou o álbum mais vendido da discografia de Zé Ramalho e gerou show apresentado com retumbante sucesso em todo o Brasil.

Decorridos 24 anos da estreia, o show Antologia acústica ganha edição em disco em gravação captada de 9 a 12 de outubro na temporada feita pelo artista na extinta casa carioca de show Canecão.

Antologia acústica ao vivo é o quarto CD embalado na caixa O garimpo das raridades, produzida pelo pesquisador Marcelo Fróes com Zé Ramalho e recém-lançada no mercado fonográfico através de parceria da gravadora Discobertas com o selo do cantor, Avôhai Music, sendo que os dois primeiros CDs, Precioso e Nordestino, apresentam algumas gravações até então inéditas em disco (a serem abordadas futuramente em outro texto).

Com 20 músicas alinhadas em 15 faixas, o disco Antologia acústica ao vivo geralmente reproduz os arranjos do álbum original de estúdio, mas extrapola o repertório do CD duplo de 1997. Músicas como A terceira lâmina (1981) e Cidades e lendas (1996) – faixa-título do álbum solo de estúdio lançado pelo cantor no ano anterior da antologia – fazem parte do disco, ao lado de Gemedeira (Robertinho de Recife e José Carlos Capinan, 1980) e de pot-pourri com standards dos repertórios de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) e Jackson do Pandeiro (1919 – 1982).

Gemedeira é galope apresentado em disco em 1980 na voz da cantora Amelinha – então casada com Zé Ramalho – e gravada pelo cantor doze anos mais tarde no disco Brasil nordeste, quarto título da série Academia Brasileira de Música (1992).

Para seguidores de Zé Ramalho que colecionam a obra do artista, o disco Antologia acústica ao vivo documenta um dos momentos áureos da trajetória coerente do artista, dono de obra construída com base em ritmos da nação musical nordestina, reprocessados em ambiência folk, com a energia do rock e um toque de psicodelia.

Outros garimpos dessa obra, orquestrados pelo selo Discobertas com o aval e a colaboração do artista, já geraram produtos fonográficos de maior quilate, sobretudo os que trouxeram à tona registros da pré-história de Zé Ramalho na Paraíba. Ainda assim, a caixa O garimpo das raridades – ora lançada com quatro CDs produzidos com encartes com as letras das músicas – é ouro para colecionadores de discos que prezam mídias físicas


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: show, artista, antologia