Gambito da Rainha e quarentena fazem aumentar interesse pelo xadrez

10/12/2020 18h48


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoA Fifa divulgou nesta quinta-feira (10) o último ranking de seleções de 2020, ano marcado pelas mudanças no calendário por conta da pandemia do novo coronavírus.  Apesar disto, a l(Imagem:Reprodução)
 As medidas de confinamento pela Covid-19 e a minissérie americana da Netflix "O Gambito da Rainha" geraram um entusiasmo "espetacular" pelo xadrez on-line, afirma o grande mestre indiano Vishwanathan Anand.

Ao contrário de muitos esportes, que sofreram as consequências do confinamento neste ano, o xadrez experimentou um boom fenomenal, de acordo com a plataforma Chess.com, que teve 2,5 milhões de novos registros apenas em novembro.

A paixão por este esporte cerebral foi acentuada em outubro com o lançamento de "O Gambito da Rainha" na Netflix, que teve "um efeito espetacular", diz a estrela internacional do tabuleiro, à agência France Presse. Ele elogia "a qualidade do tratamento" de sua modalidade na série.

A história é uma adaptação do romance homônimo de Walter Tevis, publicado em 1983 e inspirado na carreira do campeão americano Bobby Fischer.

A ação se passa nos anos 1950-1960 e narra a ascensão meteórica de uma órfã de Kentucky, Beth Harmon, propensa a vícios, no mundo do xadrez, então quase exclusivamente masculino.

Graças a esta série de sete episódios, algumas pessoas, "sentadas no sofá de sua casa, descobriram o xadrez", celebra Anand, falando por telefone em Chennai (ou Madras, no sul da Índia), onde reside.

O xadrez já havia feito tanto sucesso durante o confinamento que "agora mais de 13 milhões de pessoas jogam on-line", afirma Vishwanathan Anand, de 51 anos. Ele é 16º no ranking mundial, terceiro na Ásia e primeiro na Índia. Em sua carreira, ele ganhou cinco campeonatos mundiais.


Tópicos: xadrez, confinamento, anand