Gaby Amarantos celebra 20 anos da banda TecnoShow com compilação de hits das aparelhagens do Pará

15/12/2022 15h51


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarGaby Amarantos celebra 20 anos da banda TecnoShow(Imagem:Divulgação)Gaby Amarantos celebra 20 anos da banda TecnoShow

Antes de puxar a onda amazônica que repôs o Pará no mapa musical do Brasil nos anos 2010, com a edição do primeiro álbum solo Treme (2012) há uma década, Gaby Amarantos entrou em cena como vocalista e compositora da banda TecnoShow.

De 2002 a 2010, a banda paraense de tecnobrega – liderada por Gaby com o compositor e produtor musical Marcos Nazareno Coelho Pinto, o Marquinho – emplacou diversos hits nas aparelhagens que amplificam o som das periferias de Belém (PA).

TecnoShow vol. 1 – disco lançado hoje, 15 de dezembro, por Gaby – é compilação de hits dessas aparelhagens. Com oito faixas que totalizam 27 minutos e o situam na fronteira entre EP e álbum, o disco oficializa a existência de gravações antes editadas somente de forma extraoficial.

Masterizadas por Fábio Roberto neste ano de 2022, as gravações chegam ao mundo digital de forma legal, com o auxílio da União Brasileira de Compositores (UBC), associação da qual Gaby faz parte.

Em essência, o disco TecnoShow vol. 1 é o mergulho de Gabriela Amaral dos Santos nas origens musicais vividas em Belém (BA), cidade onde nasceu em 1º de agosto de 1978.

O tecnomelody – nome pelo qual também é conhecido o tecnobrega, gênero que mixa beats eletrônicos e riffs de guitarra em repertório de aura kitsch – dá o tom das oito faixas do disco.

Duas das oito músicas, Nova chama e Príncipe negro (nome de uma das aparelhagens mais famosas do Pará), são composições de autoria da própria Gaby e fizeram sucesso local na época em que foram lançadas, sobretudo Príncipe negro.

As outras são versões em português de sucessos estrangeiros, escritas pela própria Gaby e aprovadas pelos autores. É o caso de Sentimentos, versão de Emotion (Barry Gibb e Robin Gibb, 1977), música dos Bee Gees lançada na voz da cantora australiana Samantha Sang.

Assim como outras faixas do disco, Sentimentos tem os toques dos músicos Félix Robatto (violão, guitarra, programação de bateria, percussão, sintetizadores e efeitos) – produtor musical do disco – e S.M. Negrão (teclado, programação de baixo, sintetizadores e efeitos).

O repertório do disco TecnoShow vol. 1 inclui Não vou te deixar – versão de I dont want to get hurt (Per Hakan Gessle, 1995), música do duo Roxette – e Reacender a chama, versão de True colors (Billy Steinberg e Tom Kelly, 1986), sucesso da cantora Cyndi Lauper. Já Amor calado é a versão de Palomita branca (1998), música composta e lançada pelo cantor dominicano Juan Luis Guerra.

Versões em português de If you... (Tristano De Bonis, 2003) e Give me tonight (Edward Chisolm e Christopher Maynard Barbosa, 1984) – sucessos de Magic Box e Shannon que viraram Super pop som e Toca DJ, respectivamente, no idioma da banda TecnoShow – completam o repertório deste compilado em que Gaby Amarantos revitaliza gravações enraizadas nas memórias afetivas da artista e do público das aparelhagens do Pará.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: gaby, grava??es, tecnoshow