Filme "Marte Um" é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023

05/09/2022 15h53


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarFilme Filme "Marte Um" é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023

O filme "Marte Um" foi o indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional.

O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema, na manhã desta segunda-feira (5), após reunião do Comitê de Seleção presidida por Bárbara Cariry.

O drama, com direção de Gabriel Martins, retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice.

Agora, o longa tenta vaga entre os cinco lugares na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação. A cerimônia do Oscar 2023 está prevista para acontecer em 12 de março.

Este ano, 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga. Pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos. Na primeira etapa, seis filmes foram selecionados. Na segunda, "Um marte" saiu vencedor.

Os seis finalistas eram:
  • "A mãe", de Cristiano Burlan
  • "A viagem de Pedro", de Laís Bodanzky
  • "Carvão", de Carolina Markowicz
  • "Marte Um", de Gabriel Martins
  • "Pacificado", de Paxton Winters
  • "Paloma", de Marcelo Gomes

Tópicos: vaga, filme, marte