Filme "Jenipapo - O Grito dos Esquecidos" estreia no Piauí com apoio da Lei Paulo Gustavo

14/09/2025 14h00


Fonte Governo do Piauí

A memória da Batalha do Jenipapo, um dos episódios mais marcantes da luta pela Independência do Brasil, ganha uma nova leitura no cinema piauiense. O longa-metragem “Jenipapo – O Grito dos Esquecidos” já foi exibido em premières especiais em Parnaíba e Amarante e agora inicia sua circulação em diferentes cidades piauienses, com sessões marcadas para Teresina, Cocal, Piripiri e Campo Maior.

O filme foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, executada pela Secretaria da Cultura (Secult), e reforça o compromisso do Governo do Piauí com o fortalecimento da produção audiovisual local. Com duração de 2h e 21min e classificação indicativa para maiores de 14 anos, a obra aposta em acessibilidade e em uma narrativa inclusiva, que valoriza a participação comunitária e dá protagonismo ao povo piauiense.

O longa tem direção de Chico Rasta e Alexandre Mello, e é uma ficção inspirada nos desdobramentos da série Jenipapo – A Fronteira da Independência, de 2021. A trama é narrada por Kamal (Tiago Andrade), escravizado das fazendas de Simplício Dias (Vandré Silveira), que lidera uma fuga em grupo e esconde um quilombo. Anos depois, já como Djeliba, ele relembra os fatos da época e transmite sua sabedoria às novas gerações por meio da oralidade.
Imagem: DivulgaçãoObra destaca a força do povo piauiense e reforça o papel da cultura como instrumento de memória e identidade.(Imagem:Divulgação)Obra destaca a força do povo piauiense e reforça o papel da cultura como instrumento de memória e identidade.

As gravações foram realizadas no Quilombo Mimbó, em Amarante, comunidade com mais de 200 anos de história, que não apenas recebeu as filmagens, mas também integrou o elenco, a equipe técnica e as ações de apoio.

Produzido pela Baobá Audiovisual, em coprodução com a Framme Produções Audiovisuais, o longa reafirma a força da produção piauiense e do cinema como instrumento de memória, reflexão e valorização da identidade cultural.

O secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, afirma que “o filme é mais um exemplo de como os recursos da Lei Paulo Gustavo têm permitido que projetos relevantes sejam realizados, ampliando a visibilidade do cinema do estado e projetando histórias do Piauí para além de suas fronteiras”.

Agenda de estreias
  • 19/09 – Teresina: Museu da Imagem e do Som (MIS) Poeta Torquato Neto, às 18h
  • 23/09 – Cocal: IFPI – Campus Cocal
  • 27/09 – Piripiri: IFPI – Campus Piripiri

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cinema, piauiense, longa