Filho de Martinho da Vila, Tunico lança o EP autoral "Pretinho falador" no Dia Nacional do Samba

25/11/2022 16h56


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarFilho de Martinho da Vila, Tunico lança o EP autoral Filho de Martinho da Vila, Tunico lança o EP autoral "Pretinho falador" no Dia Nacional do Samba

Após série de singles lançados paulatinamente desde 2021, Tunico – nome artístico do cantor, compositor e percussionista carioca Antonio João e Pedro Caniné Ferreira, filho de Martinho da Vila – fecha o ano de 2022 com a edição do EP Pretinho falador em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba.

De volta à cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde nasceu em junho de 1973, Tunico apresenta disco produzido por ele com Maurílio Oliveira, bamba paulistano da dupla Prettos.

O EP Pretinho falador sai dois anos após o terceiro álbum do artista, Fases da vida (2020), e tem repertório composto por quatro músicas autorais.

O samba que dá nome ao disco, Pretinho falador, é parceria de Tunico com Manoel Soares, convidado da gravação da música.

TDHA versa sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, distúrbio neurobiológico crônico com o qual Tunico convive. Já a música Sombra e água fresca – caracterizada pelo autor como “semba mais calmo” – foi feita para Flávia Villela, musa do compositor.

Completando o lote de composições inéditas do EP Pretinho falador, há Samba de terreiro, gravado por Tunico com o capixaba Chico Lima, o carioca Dudu Nobre e a paraibana Dandara Alves.

Tópicos: pretinho, tunico, falador