FestLuso terá espetáculos de Cabo Verde e Moçambique; evento acontece entre os dias 21 e 27/08

27/07/2023 09h01


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo Teatro ExtremoEspetáculo Transgressões, de Portugal.(Imagem:Arquivo Teatro Extremo)Espetáculo Transgressões, de Portugal.

Acontece entre os dias 21 e 27 de agosto em Teresina, a 13ª edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), que reúne apresentações teatrais, manifestações artísticas e culturais. Neste ano, o evento contará com espetáculos dos países africanos Moçambique e de Cabo Verde, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e de Pernambuco.

A entrada é gratuita, contudo, os espectadores deverão levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Mesa Brasil Sesc, programa de combate à fome de famílias em situação de vulnerabilidade.

Os espetáculos desta edição abordam temas como diversidade de gênero, imigração de povos pela sobrevivência em países diferentes de suas culturas e racismo. Uma das atrações será a premiada peça paulista “Macacos”. Ela acontecerá no dia 27 de agosto, no Sesc Cajuína, às 19h.
Imagem: Vitor Ferreira  Espetáculo Damas da Noite, Portugal.(Imagem:Vitor Ferreira ) Espetáculo Damas da Noite, Portugal.

Confira algumas apresentações artísticas que estarão no FestLuso:


  • "À mesa (Last Supper)": espetáculo de Nelson Monforte Studio Theatre será dia 23 de agosto, no Theatro 4 de Setembro;
  • “Transgressões”, de Hoald Hoffmann, da companhia Teatro Extremo, e “Damas da Noite, uma farsa de Elmano Sancho”, pelo Loup Solitaire, de Lisboa, acontecerão nos dias 24 e 25 de agosto, respectivamente, no Theatro 4 de Setembro;
  • “Viagem Infinita – A partir de “Os Lusíadas” de Camões – Versão de Itinerância”, do grupo Musgo Produção Cultural, acontece no dia 23 de agosto no Sesc Cajuína;
  • “Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto”, pela companhia Saaraci Coletivo Teatral, e “O Roubo e os Gênios”, da Companhia de Teatro Hopangalatana, acontece dia 26 de agosto;
  • “Levando a vida no cabelo”, por Maria da Penha, no Rio de Janeiro, acontece no Memorial Esperança Garcia no dia 22 de agosto;
  • “Café com queijo”, do Lume Teatro, de São Paulo, irá se apresentar no Theatro 4 de Setembro, no dia 26 de agosto;
  • “Sabbath da Brixa”, de Samuel Alvis /Dqtf, de Teresina, no Sesc Cajuína, no dia 24 de agosto;
  • “O Portal Encantado” - Teatro para Bebês, pelo Cia Dragão, de São Paulo, no Sesc Cajuína, no dia 27 de agosto;

Ao longo do festival, no Parque da Cidadania, Zona Norte de Teresina, haverá grupos perfomando sobre o teatro de fantoche. Já o Programa Formativo desta edição traz, no dia 23 de agosto, no Memorial Esperança Garcia, uma roda de conversa com o tema “O Teatro e sua possibilidade”, tendo como ministrante Mariah da Penha.

A Oficina Antropofágica de Teatro “Embora seja loucura tem seu método”, com o ministrante Pascoal da Conceição, acontece no Clube dos Diários entre os dias 21 e 26.

No dia 26 de agosto, acontece a Festa da Lusofonia, no Espaço Casa Soraya Guimarães, na Zona Leste de Teresina.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: teatro, sesc, companhia