FestLuso encerra neste sábado com homenagens a Torquato Neto, Leci Brandão e oralidade moçambicana
30/08/2025 13h43Fonte Ascom
A 15ª edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) chega ao fim neste sábado (30) com uma noite de celebração cultural, de homenagens a Torquato Neto, Leci Brandão e a oralidade moçambicana. As apresentações contam com intérpretes de linguagem de sinais.O festival foi aberto na segunda (25) e seguiu com mais de 20 espetáculos gratuitos de grupos de Portugal, Moçambique, Angola e do Brasil.
Hoje, às 18h, o multiartista Klemente Tsamba, de Maputo, Moçambique, sobe ao palco do Cine Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diários com a peça “Karingana e a batucada de contos”.
O espetáculo de Klemente é baseado na oralidade que navega sobretudo, no universo das fábulas tradicionais moçambicanas, criando por vezes momentos de interação com o público através da introdução de jogos e ritmos improvisados.
A partir das 20h, no Theatro 4 de Setembro, Tuca Andrada traz o espetáculo "Lets Play That ou Vamos Brincar Daquilo", em homenagem a Torquato Neto, poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense.
No ano que completa 53 anos de morte de Torquato Neto, Tuca Andrade leva aos palcos um monólogo que mostra o legado de um dos maiores nomes do Tropicalismo. Obras de poeta são reconhecidas como manifestação cultural nacional.
Festa da lusofonia
Imagem: Divulgação
FestLuso encerra neste sábado com homenagens a Torquato Neto, Leci Brandão e oralidade moçambicana.

A celebração entre convidados, organização e público será em grande estilo fazendo homenagem a Leci Brandão, convidada do festival, que suspendeu agenda, devido a problema de saúde.
A festa da lusofonia, que vai celebrar a união e confraternização será a partir das 22h, no Espaço Cultural Casa de Soraya.
A cantora Beth Moreno, um dos nomes de referência do samba piauiense, juntamente com o cantor e compositor Vavá Ribeiro vão animar a noite para comemorar o sucesso do FestLuso deste ano.
O 15º FestLuso tem realização do Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções. Patrocínio: Secretaria da Cultura do Piauí – Governo do Estado do Piauí, PNAB - PI, Ministério da Cultura – Governo Federal. Apoio: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, SESC-DF e PNAB Nacional.