Festival de Violeiros está de volta e ocorre nos dias 9 e 10 em Teresina

02/09/2022 15h55


Fonte meionorte.com

Imagem: Isabel CardosoClique para ampliarOrganizador do festival, professor Pedro Mendes Ribeiro(Imagem:Isabel Cardoso)Organizador do festival, professor Pedro Mendes Ribeiro

O 47º Festival de Violeiros do Norte e Nordeste está de volta e acontecerá no Teatro de Arena, localizado na Praça da Bandeira, Centro de Teresina, nos dias 9 e 10 de setembro, a partir das 19h. O evento gratuito vai reunir grandes artistas da cultura do repente e do cordel durante os dois dias. Trata-se do maior espetáculo de repente do mundo, segundo o organizador Pedro Mendes Ribeiro.

Por conta da pandemia da Covid-19, houve uma interrupção de dois anos na realização do evento. Agora, o Festival retorna ao seu público homenageando dois pilares de toda a sua história: Seu João Claudino (in memoriam) e Pedro Mendes Ribeiro, ambos considerados pela classe dos violeiros como poetas.

Promovido pela Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí e a Casa do Cantador, o Festival de Violeiros faz parte da programação oficial do calendário cultural de Teresina. De caráter não competitivo, o evento viabiliza a participação de todos os violeiros, cordelistas e repentistas inscritos, além dos convidados especiais, o que possibilita a descoberta de novos talentos para a arte do repente.

Desdobra-se o festival em uma grande feira de vendas de produtos culturais, tais como CDs, DVDs, folhetos de cordel, revistas culturais, livros de cordel e de pesquisa sobre a Literatura de Cordel, o espaço também oferece barracas de artesanatos e culinárias típicas.

A Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí mantém a Casa do Cantador, local onde são hospedados os violeiros e repentistas inscritos no festival. A casa oferece livre acesso durante todo o ano para pesquisa de estudantes (de todos os níveis), professores e dos próprios pesquisadores da Literatura de Cordel, no Estado, no Brasil e no exterior.

Além da grande procura desses segmentos, atesta-se a importância do repente, por se tratar de verdadeira criação dos espíritos e de uma riqueza do patrimônio artístico cultural. Na 47ª edição, o Festival de Violeiros do Norte e Nordeste firma-se, cada vez mais, como um marco importante da identidade cultural do Piauí e do Nordeste.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook