Festival de cinema dá aos habitantes de Gaza acesso raro a filmes

17/10/2022 15h00


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPalestinos assistem à 6ª edição do Red Carpet Film Festival, em um teatro recém-reformado na Cidade de Gaza, em 13 de outubro de 2022(Imagem:Reprodução)Palestinos assistem à 6ª edição do Red Carpet Film Festival, em um teatro recém-reformado na Cidade de Gaza, em 13 de outubro de 2022

Os cinéfilos da Faixa de Gaza, que por décadas foram privados de ir ao cinema devido à destruição dos locais durante os tumultos no enclave, estão desfrutando de uma rara chance de ver uma série de filmes na telona.

O cinema já floresceu em Gaza, com o público se aglomerando para ver filmes árabes, ocidentais e asiáticos, mas as salas de cinema foram incendiadas na Primeira Intifada em 1987 e depois destruídas novamente em 1996 durante outra onda de violência interna.

Desde então, os habitantes de Gaza tiveram que confiar na televisão e nos serviços de streaming online, e a chance de ver filmes na telona oferece um presente raro para as pessoas que vivem sob um bloqueio fronteiriço imposto pelos vizinhos Israel e Egito.

O Red Carpet Human Rights Film Festival, que abriu na quinta-feira (13), está exibindo cerca de 40 filmes em um centro cultural reformado recentemente.

Metade da programação mostra longas com o conflito de décadas com Israel e o restante lida com questões de direitos humanos em todo o mundo.

Embora os habitantes de Gaza possam ir a exibições de filmes que são realizadas de tempos em tempos em teatros e outros locais, uma lista tão completa de filmes é um deleite raro.

O gerente executivo do festival, Montaser Al-Sabe, disse estar orgulhoso do evento em Gaza, mas que espera que os cinemas voltem a abrir.

"Temos cinemas em Gaza que estão fechados, é hora de reabrir", disse ele.

Cerca de 300 filmes de 60 países foram inscritos antes que os organizadores fizessem sua seleção, que incluiu obras de quatro jovens cineastas locais que tiveram a rara oportunidade de mostrar seu trabalho ao público local.

Todos os filmes tiveram que ser revisados antes da exibição pelas autoridades locais em Gaza, que é controlada pelo grupo militante Hamas desde 2007.

Entre os filmes em exibição estava "Eleven Days in May", codirigido pelo diretor de Gaza Mohammed Sawwaf e pelo diretor britânico Michael Winterbottom, que conta a história de 66 crianças mortas na guerra de 11 dias entre Israel e militantes de Gaza em maio de 2021.

"Nós nos concentramos em suas belas memórias, suas piadas e seus sonhos", disse Sawwaf. "O cinema é um meio civilizado e importante para levar a voz das crianças e do povo de Gaza ao mundo."

Mas para alguns, o festival será sobre o simples prazer de ir ao cinema e assistir a um filme com os entes queridos.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: gaza, filmes, cinema