Festival de Cannes prepara volta com programação cheia de filmes que citam Covid-19

05/06/2021 08h00


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoFestival de Cannes prepara volta com programação cheia de filmes que citam Covid-19(Imagem:Divulgação)Festival de Cannes prepara volta com programação cheia de filmes que citam Covid-19

Sean Penn e Wes Anderson serão alguns dos pesos-pesados disputando o principal prêmio do Festival Internacional de Cinema de Cannes em julho, quando a vitrine da sétima arte espera que estrelas globais possam voltar a interagir em festas na Riviera francesa.

Os organizadores do maior festival de cinema do mundo disseram nesta quinta-feira que acreditam poder realizar jantares e exibições na praia paralelamente à competição principal, já que algumas medidas contra a Covid-19 estão sendo suspensas na França.

Realizado geralmente em maio, o evento foi cancelado no ano passado devido à pandemia. Neste ano, acontecerá entre 6 e 17 de julho.

Não haverá "beijos no topo do tapete vermelho", mas as restrições não devem ser muito onerosas, disse o diretor do festival, Thierry Frémaux.

Viajantes de outros países, como o Reino Unido, ainda estão sujeitos a medidas de quarentena na França por ora, mas não haverá mais toques de recolher noturnos.

Após uma edição de 2019 repleta de grandes nomes de Hollywood, o rol de artistas deste ano conta com menos astros dos Estados Unidos.

A seleção de candidatos à Palma de Ouro inclui alguns filmes centrados na era da Covid-19, nos quais os personagens aparecem de máscaras. "O cinema também terá sido marcado por isto", disse Frémaux em uma coletiva de imprensa.

"La Fracture", da diretora francesa Catherine Corsini, transcorre em um hospital dos dias atuais.

Os destaques incluem "The French Dispatch", de Wes Anderson, conhecido pelos peculiares "Os Excêntricos Tenenbaums" e "O Grande Hotel Budapeste".

"Flag Day", um drama dirigido por Sean Penn, também estará entre os 24 filmes competindo pela atenção do júri, comandado pelo cineasta norte-americano Spike Lee.

O italiano Nanni Moretti, que venceu em 2001, volta com "Tre Piani", e Paul Verhoeven apresentará "Benedetta", que trata de uma história de amor em um convento.

Adam Driver e Marion Cotillard estrelam "Annette", um musical de Leos Carax que estreará na noite de abertura.

Os diretores franceses François Ozon e Jacques Audiard também estrearão filmes, assim como o iraniano Asghar Farhadi, o russo Kirill Serebrennikov e o tailandês Apichatpong Weerasethakul, que conquistou a Palma de Ouro em 2010.

Fora da competição, Oliver Stone exibirá uma versão retrabalhada de "JFK – A Pergunta que Não Quer Calar", de 1991, com material novo.

Tópicos: festival, filmes, cinema