Festival de Cannes entra na reta final antes da premiação no sábado, com japonês favorito

16/07/2021 14h27


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliar

 O Festival de Cannes encerra sua maratona de estreias nesta sexta-feira (16). A premiação, pelo terceiro ano consecutivo, pode coroar um filme asiático, o japonês "Drive my car", embora as surpresas de última hora também sejam uma marca da maior competição do cinema mundial.

"Nitram", do australiano Justin Kurzel ("Assassins Creed"), e "Les intranquilles", do belga Joachim Lafosse, são os últimos dos 24 filmes que competem este ano pela Palma de Ouro.

O primeiro, um retrato do autor de um massacre que deixou 35 mortos na ilha da Tasmânia em 1996, gerou polêmica na Austrália antes mesmo de sua estreia, especialmente entre as famílias das vítimas.

"Les intranquilles", drama sobre transtorno bipolar baseado na própria experiência do diretor, vai baixar a cortina desta edição, que marcou o retorno do cinema mundial à Croisette. O evento foi cancelado no ano passado pela pandemia do coronavírus.

Os vencedores serão anunciados no sábado (17), após um dia de deliberações a portas fechadas pelo júri presidido pelo cineasta americano Spike Lee.

Tópicos: festival, maratona, cannes