Feira Cultural e Exposição do Qualifica THE fortalecem artesanato e culinária do Polo TurÃstico
10/12/2025 09h34Fonte Governo do PiauÃ
O bairro Poti Velho viveu, no último fim de semana, um momento especial com a realização da Feira Cultural e de Exposição do Qualifica THE, promovidas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), com apoio da Secretaria do Trabalho e Emprego (Setre), no Vila Parque Poty, em Teresina. Com grande participação popular e diversidade de atrações, o evento se consolidou como vitrine do potencial turístico, gastronômico e cultural da região, reconhecida pela tradição do artesanato em cerâmica e pela culinária à base de peixe.A iniciativa integra o Programa Qualifica Turismo e fortalece a qualificação da oferta de serviços no setor. Durante toda a programação, alunos formados pelo Qualifica THE colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala. A turma de Condutores de Visitantes guiou o público, apresentando a história, o artesanato e os atrativos do bairro. Já os alunos de Gestão de Eventos atuaram diretamente na organização e na logística da Feira, garantindo uma experiência bem estruturada e acolhedora.
A gastronomia regional também teve destaque, com a participação dos alunos do curso de Culinária Regional, que realizaram uma mostra com pratos típicos, valorizando ingredientes locais, especialmente o peixe, símbolo da culinária do Poti Velho. Na oportunidade, o público experimentou receitas tradicionais, preparadas especialmente para o evento, exaltando a cozinha piauiense como patrimônio cultural.
Imagem: Ascom Setur
Evento foi promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), com apoio da Secretaria do Trabalho e Emprego (Setre), no Vila Parque Poty.
Evento foi promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), com apoio da Secretaria do Trabalho e Emprego (Setre), no Vila Parque Poty.Outro ponto alto do evento foi a exposição das peças produzidas pelos alunos do curso de Artesanato em Cerâmica. Em trabalhos que aliam técnica e criatividade, os artesãos em formação destacaram o poder da cerâmica como principal referência cultural do bairro. As peças encantaram visitantes e reafirmaram a importância de preservar a tradição que atravessa gerações.
A Feira também marcou a certificação dos cursos do Qualifica THE, em cerimônia com a presença do secretário do Turismo, Daniel Oliveira, e da gerente de Economia Solidária da Setre, Heline Silva, que celebraram o esforço dos alunos e destacaram a qualificação profissional como caminho para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Segundo o secretário Daniel Oliveira, a ação evidencia o potencial turístico e de economia criativa presente no Polo Cerâmico do Poti Velho. “As rotas guiadas, a exposição de cerâmicas, a gastronomia e a ambientação cultural mostram que o polo não é apenas um espaço produtivo, mas um destino capaz de atrair visitantes interessados em arte, história e vivência local”, destacou o gestor. Para ele, a integração entre turismo, artesanato e gastronomia gera renda, valoriza a cultura e fortalece a comunidade.
Imagem: Ascom Setur

Para a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Samara Pereira, a Feira promoveu integração entre moradores, visitantes, empreendedores e estudantes. Segundo ela, o evento demonstra como capacitação, cultura e turismo podem caminhar juntos, fortalecendo a economia e valorizando a identidade local, além de servir como instrumento de inclusão social.
Representante da Cooperarte Poty, parceira na iniciativa, Raimunda Teixeira ressaltou a importância do projeto. “É a primeira vez que o polo recebe uma capacitação focada no turismo. Já tivemos muitos cursos de cerâmica, mas nunca com o objetivo de formar condutores e incentivar a valorização cultural para visitantes. Os cursos colocaram em evidência a nossa história, a nossa culinária e o nosso potencial turístico”, afirmou a representante.
Imagem: Ascom Setur

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












