Exposição celebra a Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí

29/02/2024 16h34


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoExposição celebra a Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí(Imagem:Divulgação)Exposição celebra a Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), promove a Exposição de Arte Santeira Raízes Piauienses: Esculpindo Histórias através de Gerações. O evento será realizado no período de 1 a 8 de março, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no centro de Teresina, e tem como objetivo enaltecer a arte e o trabalho exercido pelos artesãos santeiros e celebrar a Semana de Valorização da Arte Santeira no Piauí.

A solenidade de abertura acontece nesta sexta-feira (1º), às 11h e nos demais dias das 08h às 17h. A exposição vai reunir obras de 23 artesãos, que com as mãos firmes e habilidosas transformam a madeira em verdadeiras obras de arte e que refletem a identidade e a cultura piauiense.

Fazem parte da exposição, obras dos grandes mestres como Mestre Dezinho, patrono da arte santeira no Piauí, Mestre Expedito, Mestre Cornélio, Mestre Albertino, Mestre Pascoal, Mestre Dim e Mestre Costinha.
Imagem: DivulgaçãoA abertura será nesta sexta-feira(1º) às 11h, e segue até o dia 08 de março, na Central de Artesanato Mestre Dezinho em Teresina.(Imagem:Divulgação)A abertura será nesta sexta-feira(1º) às 11h, e segue até o dia 08 de março, na Central de Artesanato Mestre Dezinho em Teresina.

De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a exposição é mais uma ação que visa incentivar e valorizar a arte santeira e os artesãos do estado. “Estamos desenvolvendo ações e projetos para fortalecer nossos artesãos e nosso artesanato. A exposição faz parte da comemoração pela Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí, que é uma arte tão bela e tão significativa para nós”, destacou.

A exposição ficará disponível na Central de Artesanato Mestre Dezinho até o dia 08 de março. Com a temática “Esculpindo histórias através de gerações”, a exposição busca conectar as histórias e os talentos das gerações de santeiros do Piauí, sendo um convite para criar algo duradouro e significativo, que permaneça através do tempo.

A Arte Santeira do Piauí é uma das expressões artísticas mais valiosas e encantadoras que possuímos. É um ofício, passado de geração em geração, através do talento e da criatividade dos artesãos, que utilizam a madeira como matéria-prima para criarem obras únicas que transmitem características culturais próprias da nossa região.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: artesanato, obras, arte