Espetáculo com obra do grupo Los Hermanos demole "casa pré-fabricada" dos musicais biográficos

27/04/2023 14h48


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoEspetáculo com obra do grupo Los Hermanos demole Espetáculo com obra do grupo Los Hermanos demole "casa pré-fabricada" dos musicais biográficos

O diretor Michel Melamed vislumbrou as músicas do grupo carioca Los Hermanos nas referidas situações e as pôs em cena nesses contextos em Los Hermanos – Musical pré-fabricado, espetáculo em cartaz de quinta-feira a domingo no Teatro Casa Grande, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), até 7 de maio.

Musical que despertará amor e/ou ódio na plateia, assim como o quarteto ora em recesso por tempo indeterminado, o espetáculo de Melamed tem o mérito de demolir a “casa pré-fabricada” dos musicais de teatro.

Fugindo da linha biográfica e do caráter sentimental e/ou saudosista desse gênero de teatro que mobiliza plateias numerosas, Melamed inseriu – ou ressignificou, para usar termo da moda – as músicas dos Los Hermanos em série de quadros cênicos independentes.

A divisão do espetáculo em dois atos é o único resquício da fórmula do gênero. Dentro dessa estrutura singular, o musical oscila entra a exuberância cênica, a ironia travestida de deboche – em especial com a mídia na abordagem do grupo – e a enfadonha falta de nexo.

Quando o elenco gira em torno de um quadrado ao som de Samba a dois (Marcelo Camelo, 2003), por exemplo, o efeito cênico é inebriante. A associação (real) de Conversa de botas batidas (Marcelo Camelo, 2003) com o casal de amantes mortos em incêndio é quadro que emociona sem resvalar para o sentimentalismo. O número é tão atraente quanto o embate feminino ao som de A outra (Marcelo Camelo, 2003) e Veja bem, meu bem (Marcelo Camelo, 2001).

Se Sentimental (Rodrigo Amarante, 2001) é a trilha de take de cinema no momento da filmagem, Anna Júlia (Marcelo Camelo, 1999) aparece em vários ritmos – em visão do alcance da música mais popular do grupo – enquanto O vento (Rodrigo Amarante, 2005) bate forte em cena como música de fim de show, com camisas girando e os atores simulando o fumo de maconha.

Do ponto de vista sonoro, o musical se sustenta com a competência da banda. Os músicos jamais oscilam como as propostas cênicas de Michel Melamed, ora interessantes, ora sem o mínimo senso ou poder de sedução.

Contudo, o musical pré-fabricado com a obra dos Los Hermanos merece crédito de quem já detecta o esgotamento das fórmulas dos espetáculos biográficos e se sente estimulado a ver um musical que arrisca mexer no time que ganha as plateias mais conservadoras.