Escultura de cinco mil anos é descoberta na Inglaterra e será exposta em museu de Londres

11/02/2022 11h41


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoO cilindro decorado foi encontrado nas sepulturas de três crianças, cujas mãos se tocavam. Foi colocado logo acima da cabeça do mais velho, junto com uma bola de giz e uma agulha d(Imagem:Reprodução)
 Arqueólogos britânicos desenterraram uma escultura de cinco mil anos, o achado pré-histórico mais importante do país em um século, anunciou nesta quinta-feira (10) o Museu Britânico.

O tambor de giz, que apesar do nome não tem finalidade musical, data da época do monumento pré-histórico Stonehenge e poderá ser visto na exposição sobre o período neolítico que será inaugurada no dia 17 de fevereiro no museu localizado em Londres.

"Esta é uma descoberta verdadeiramente extraordinária, a peça de arte pré-histórica mais importante encontrada na Grã-Bretanha nos últimos 100 anos", afirmou Neil Wilkin, o curador da exposição.

Segundo o museu, o tambor é "um dos artefatos mais elaborados deste período que foram encontrados na Grã-Bretanha e na Irlanda". Seu estilo lembra os objetos de Stonehenge.

O cilindro decorado foi encontrado nas sepulturas de três crianças, cujas mãos se tocavam. Foi colocado logo acima da cabeça do mais velho, junto com uma bola de giz e uma agulha de osso polido.

A descoberta ocorreu a cerca de 384 quilômetros de Stonehenge, perto da vila de Burton Agnes, no norte da Inglaterra.

Uma bola e agulhas parecidas foram encontradas em Stonehenge e seus arredores, o que sugere que os povos da Grã-Bretanha e da Irlanda compartilhavam "estilos artísticos e provavelmente crenças a distâncias consideráveis", disse o Museu Britânico.

A coleção do museu inclui três tambores semelhantes encontrados em 1889 em uma sepultura infantil a cerca de 24 quilômetros do local do último achado.

Os três artefatos, conhecidos como tambores de Folkton, estão entre "os objetos antigos mais famosos e enigmáticos já encontrados em escavações na Grã-Bretanha", apontou o museu.

Eles foram produzidos na mesma época da primeira fase da construção de Stonehenge, entre 3005 e 2890 a.C.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: museu, stonehenge, bretanha