Ensaios para o espetáculo da Batalha do Jenipapo iniciam dia 06 de março

27/02/2024 17h42


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEm 2024, a Batalha do Jenipapo completa 201 anos.(Imagem:Divulgação)Em 2024, a Batalha do Jenipapo completa 201 anos.

O primeiro ensaio com todos os atores e atrizes, bem como os cantores que irão participar do espetáculo da Batalha do Jenipapo, será realizado dia 06 de março, a partir das 18 horas, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina. Em 2024, a Batalha do Jenipapo completa 201 anos.

A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) selecionou 68 atores e atrizes, além de dez cantores, para participar do espetáculo, que será realizado dia 13 de março, em Campo Maior. Pelo menos 200 inscritos participaram da audição, que aconteceu dia 16 de fevereiro, no Teatro Sulica. Os inscritos foram avaliados por uma banca formada por profissionais da área, incluindo o diretor do espetáculo, Franklin Pires.

Franklin Pires informou que este ano a Secult faz parceria com a Escola de Teatro Gomes Campos e também vai levar 45 alunos do curso de teatro para participar do espetáculo, que entre outras novidades traz o protagonismo negro à frente da Batalha do Jenipapo, servindo para além de contar o fato histórico, questionar o papel do negro nas lutas pela independência do Brasil.

Já o produtor do espetáculo, Bruno Dantas, declarou que a Secult está reunindo grandes nomes do estado para compor o elenco da batalha. "Já fizemos a seletiva, agora chegamos na fase dos ensaios. Ano passado já foi o maior elenco da batalha, esse ano a gente está colocando ainda mais pessoas", pontua Dantas.

A Batalha do Jenipapo foi um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. Marcada pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu no ano de 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, e foi um dos responsáveis pela consolidação da independência das terras brasileiras na região.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: batalha, jenipapo, secult