Em prêmio, Djavan aponta Angela Maria, Dalva de Oliveira e Ella Fitzgerald como bases do canto do ar

07/10/2021 15h59


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoCantor Djavan(Imagem:Divulgação)Cantor Djavan

Apresentada ao Brasil em 1975, a obra personalíssima de Djavan tem sido (bem) absorvida no universo do jazz desde os anos 1980 – em especial no mercado norte-americano. Nenhuma surpresa há nessa assimilação quando se sabe que essa obra harmonicamente sofisticada foi construída com influências do jazz e do blues.

Em depoimento gravado para a quinta edição do Prêmio do Compositor Brasileiro, do qual é homenageado pela União Brasileira de Compositores (UBC) neste ano de 2021, o cantor, compositor e músico alagoano confirma as referências seminais destes dois gêneros musicais norte-americanos e aponta a diva do jazz Ella Fitzgerald (1917 – 1996) como uma das três cantoras que formam a base do canto do artista.

As outras duas são as brasileiras Angela Maria (1929 – 2018) e Dalva de Oliveira (1917 – 1972), cantoras que viveram o apogeu da carreira ao longo dos anos 1950, década áurea da era do rádio.

Com a palavra, Djavan: “Minha aproximação com o jazz e o blues se deu ainda garoto, quando conheci Ella Fitzgerald, Miles Davis, Charlie Parker, Aretha Franklin e Sarah Vaughan. Quando comecei a ouvir essa música, me senti muito identificado, é como se aquilo também fosse minha origem. É claro que jazz e blues estão no Nordeste. Não tive dificuldade de assimilar, aquilo já estava em mim. Ella Fitzgerald, junto das nossas Dalva de Oliveira e Angela Maria, são as três mulheres que formam a base do meu canto”, lista o compositor na fala que será ouvida na cerimônia do quinto Prêmio UBC, programada para as 19h desta quinta-feira, 7 de outubro, com transmissão online pela canal da UBC no YouTube.

Além do depoimento dado por Djavan à cantora Paula Lima, a cerimônia do Prêmio UBC 2021 apresentará números musicais gravados exclusivamente para a premiação por Agnes Nunes, Anavitória, Criolo, Diogo Nogueira, Geraldo Azevedo, Giulia Be, Jonathan Ferr, Liniker e Martnália. Cada artista interpretou uma música de Djavan.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pr?mio, compositor, djavan