Ednardo lança o álbum "Sarau Vox 72" em 2022 com gravação feita há 50 anos em Fortaleza

17/09/2021 16h05


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoEdnardo lança o álbum Ednardo lança o álbum "Sarau Vox 72" em 2022 com gravação feita há 50 anos em Fortaleza

Embora Ednardo esteja em cena desde 1967, ano em que começou a se apresentar em programas de TV e em festivais da cidade natal de Fortaleza (CE), onde nasceu em abril de 1945, o artista cearense somente começou a ganhar visibilidade nacional a partir de 1973, já no eixo Rio-São Paulo.

Antes, em 1972, entre idas e vindas a Fortaleza (CE), o cantor, compositor e violonista reuniu o cancioneiro que havia feito até então – sozinho e/ou em parceria com conterrâneos como Belchior (1946 – 2017) – e gravou esse repertório inicial em fita cassete em 19 de maio de 1972.

Nessa data, munido somente da voz e do próprio violão, Ednardo registrou as músicas em sala comercial do Edifício Parente, situada acima da loja de discos Vox, no centro de Fortaleza (CE).

Reduto cultural da capital do Ceará na época, a loja Vox pertencia a José Gerardo Lima. Filho do comerciante, o colecionador e pesquisador musical Gerardo Lima – autor da foto acima – guardou a fita com a gravação de Ednardo por quase 50 anos.

Cedida a Ednardo, a fita gera o álbum Sarau Vox 72, programado pelo selo Discobertas para ser lançado no primeiro semestre de 2022, 50 anos após a gravação em que o cantor também registrou músicas dos conterrâneos Belchior e Fagner.

Já digitalizada, a gravação está em fase de restauração e masterização por Ricardo Carvalheira na cidade de São Paulo (SP).

O álbum Sarau Vox 72 será lançado em edição digital e no formato de CD, com encarte que trará texto escrito pelo pesquisador musical Renato Vieira.

E por falar em Ednardo, o artista também planeja lançar livro e disco preparado desde 2018 com repertório que inclui duas parcerias com Belchior, ambas até então sem registros fonográficos.

Uma música se chama Feito de barro e pedra e é totalmente inédita. A outra é Bip... bip..., composição apresentada em 1972 na voz do cantor Claudio Ornellas em eliminatória da sétima e última edição do Festival Internacional da Canção (FIC), mas nunca gravada em disco.

Tópicos: fortaleza, grava??o, ednardo