Disney vai perder exclusividade sobre 1º Mickey Mouse

06/07/2022 11h06


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Um especialista ouvido pelo jornal
O Mickey Mouse, personagem símbolo da Disney, vai entrar em domínio público a partir de 2024. De acordo com a legislação de propriedade intelectual americana, trabalhos artísticos e personagens deixam de ser exclusivos depois de 95 anos de sua concepção.

Com isso, The Walt Disney Company vai perder a exclusividade sobre o ratinho mais famoso dos Estados Unidos e não poderá impedir que outras empresas e artistas usem o desenho.

Criado em 1928, Mickey apareceu pela primeira vez curta-metragem "Steamboat Willie", chamado de "O Vapor de Willie" no Brasil, em branco e preto. Foi primeiro desenho animado a sincronizar os sons da música e dos efeitos sonoros com os movimentos do personagem, que deram origem a cenas mais famosas do cinema e da televisão.

Um especialista ouvido pelo jornal "The Guardian", Daniel Mayeda, explica a reprodução, no entanto, terá restrições. Se Mickey for usado em um produto de forma que o público relacione diretamente com a Disney ou que confunda o público, a empresa pode entrar com um processo alegando violação da marca comercial registrada, a Disney.

Além disso, apenas a primeira versão do personagem, de nariz pontudo e cauda longa, poderá ser reproduzida. A Disney ainda detém os direitos autorais de todas as transformações e versões, tanto físicas quanto psicológicas do Mickey, até completarem 95 anos.

No início do ano, o Ursinho Pooh, ou Ursinho Puff, criado em 1926, entrou em domínio público. Ele já foi usado em um comercial com Ryan Raynolds e recentemente foi anunciado o filme de terror "Winnie-The-Pooh: Blood and Honey", com o personagem.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: disney, personagem, mickey