Discos para descobrir em casa-Amigos chegados, Jovelina Pérola Negra, 1990

31/07/2020 01h45


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoDiscos para descobrir em casa ? Amigos chegados, Jovelina Pérola Negra, 1990(Imagem:Reprodução) 
Descendente da nobre linhagem de partideiras fluminenses que traziam na voz a carga ancestral do samba, a cantora e compositora carioca Jovelina Pérola Negra é da família musical de Clementina de Jesus (1901 – 1987) e Dona Ivone Lara (1922 – 2018).

Como Clementina, Jovelina Farias Belfort (21 de julho de 1944 – 2 de novembro de 1998) trabalhou como empregada doméstica para se sustentar antes de conseguir viver do ofício de cantora.

Como Ivone Lara, Jovelina – partideira hábil na arte de improvisar versos com graça e rapidez – ganhou incentivo de Adelzon Alves para ingressar na carreira musical quando já contabilizava 40 anos.

Jovelina era atração frequente dos programas comandados nas madrugadas por esse radialista e produtor musical que notara a destreza da partideira nas rodas do pagode intitulado Terreirão da Tia Doca por ser armado no quintal da casa de Jilçária Cruz Costa (1932 – 2009), a sambista e pastora da Portela conhecida como Tia Doca.

Quarto álbum solo de Jovelina Pérola Negra, Amigos chegados foi lançado em 1990 pela RGE, gravadora que editou todos os discos dessa artista nascida no bairro carioca de Botafogo, mas criada em Miguel Couto, distrito do município de Belford Roxo na Baixada Fluminense (RJ), e depois residente no bairro da Pavuna.


Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: musical, disco, jovelina