Criador da web vai leiloar código-fonte de sua invenção como NFT

15/06/2021 18h08


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliareiloar uma coleção de quatro itens diferentes como um único NFT. São eles: os arquivos com registro de data e hora originais do código-fonte escrito para o projeto(Imagem:Reprodução)

Tim Berners-Lee, o programador inglês responsável pela invenção da World Wide Web, vai vender o código-fonte por trás da rede mundial de computadores.

São 9.000 linhas de códigos que serão leiloadas no final deste mês pela Sotheby’s como um NFT – "non fungible token" em inglês, ou token não fungível.

Os tokens não fungíveis são certificados de propriedade vinculados a um produto digital, seja uma imagem, vídeo, animação, foto, som ou texto.

O leilão representará a primeira vez que Berners-Lee poderá ganhar dinheiro diretamente com sua invenção.

O código-fonte responsável pela rede mundial de computadores e seu primeiro navegador foi concebido e programado por Berners-Lee entre 1989 e 1991, mas nunca foi patenteado.

O material foi disponibilizado gratuitamente em domínio público pelo Cern, o laboratório de física de partículas na Suíça onde o cientista britânico trabalhava na época. Isso permitiu que a tecnologia fosse adotada amplamente.

A proposta de Berners-Lee com a World Wide Web era oferecer uma maneira de vincular diferentes partes de informações armazenadas na internet por meio de hiperlinks.

Sua ideia serviu como base para a maneira que usamos a rede hoje em dia.

A Sothebys irá leiloar uma coleção de quatro itens diferentes como um único NFT. São eles: os arquivos com registro de data e hora originais do código-fonte escrito para o projeto, uma visualização animada desse código, uma carta de Berners-Lee sobre o processo e um pôster digital do código criado por ele.

A casa de leilões diz que deseja que o maior número possível de pessoas participe do leilão, por isso iniciou os lances com preços baixos, de US$ 1.000 (R$ 5.075, na cotação atual), que poderão ser feitos entre 23 a 30 de junho por meio de seu site.


Tópicos: rede, fonte, berners