Coral das Mil Vozes encantou Teresina em seu retorno histórico após oito anos de pausa

22/12/2025 14h29


Fonte Governo do Piauí

Após oito anos de pausa, o tradicional Coral das Mil Vozes voltou a encantar o público neste fim de ano, em Teresina. O projeto, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou duas apresentações, nos dias 24 de novembro e 16 de dezembro, ambas no adro da Igreja São Benedito, no Centro da capital.

Formado por estudantes de dez escolas da rede estadual, o coral reuniu jovens guiados por professores da escola estadual de Música Possidônio Queiroz, que conduziram um processo de formação musical ao longo de seis meses. Nesse período, os alunos aprenderam técnicas vocais e elementos fundamentais de prática coral, construindo juntos uma apresentação que emocionou plateias e fortaleceu a relação entre cultura e educação no Piauí.
Imagem: Gabriel PaulinoCoral das Mil Vozes(Imagem:Gabriel Paulino)Coral das Mil Vozes

A diretora da Escola de Música Possidônio Queiroz, Gislene Danielle, destacou o empenho dos jovens e a importância da retomada do projeto. “Foi um momento esperado desde agosto. Esses alunos viveram uma jornada musical intensa e muito bonita. Eles cantaram com o coração e superaram todas as expectativas. Estou imensamente feliz com o resultado”, afirmou.

O secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, celebrou a retomada do coral e agradeceu o apoio da Seduc na programação cultural do Natal piauiense. “Retomar o Coral das Mil Vozes é retomar também um projeto que aproxima a cultura da educação e fortalece o talento dos nossos jovens. A parceria com a Seduc foi fundamental para que este espetáculo voltasse a emocionar o público no Natal piauiense. É uma alegria ver nossas escolas ocupando esse espaço de criação e celebração,” destacou.
Imagem: Gabriel PaulinoO projeto tem como proposta aproximar a arte do ambiente escolar, estimulando a sensibilidade musical e o trabalho coletivo.(Imagem:Gabriel Paulino)

O projeto tem como proposta aproximar a arte do ambiente escolar, estimulando a sensibilidade musical e o trabalho coletivo. Para muitos participantes, essa foi a primeira experiência em um coral, o que ampliou o entusiasmo e o envolvimento das turmas.

Participaram do Coral das Mil Vozes estudantes dos Centro de Ensino de Tempo Integral (Cetis) Benjamim Baptista, Professor Darcy Araújo, Didácio Silva, José Pacífico, Lourdes Rebelo, Maria Melo, Modestina Bezerra, Padre Joaquim Nonato, Solange Viana, Zacarias de Góis e do Liceu Piauiense. Os ensaios ocorreram semanalmente em diferentes regiões de Teresina, sob a orientação de professores da rede estadual de música.

No Ceti Benjamim Baptista, os encontros ocorreram às terças e quintas com o professor Victor Rhosmany. No Darcy Araújo, Adriana Santos conduziu os ensaios às quintas e sextas-feiras. No Didácio Silva, a preparação ficou por conta de Alice Vieira nas tardes de sexta, enquanto Milena Kethely liderou o grupo do José Pacífico. No Liceu Piauiense, os ensaios sob coordenação de Caio Silva foram realizados sempre pela manhã.
Imagem: Gabriel PaulinoCoral das Mil Vozes(Imagem:Gabriel Paulino)

Também integraram o projeto o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Lourdes Rebelo, com direção musical de Gabriel Costa, o Maria Melo, orientado por Polixene Santos, além dos CETIs Modestina Bezerra, Padre Joaquim Nonato e Solange Viana — sob a regência de Johnny Oliveira, Andressa Pierote e Rogério Alves, respectivamente.

Entre os participantes, a estudante do 3º ano do Ceti Maria de Lourdes Rebelo, Maria Rita Fontenele, descreveu o sentimento de fazer parte dessa experiência. “Foram seis meses de muito treino e dedicação para apresentar um coral perfeito. Descobrimos talentos que nem imaginávamos ter. Mostrar isso ao público, ainda mais no Natal, é a melhor experiência que poderíamos viver”, relatou Maria Rita Fontenele.
Imagem: Gabriel PaulinoCoral das Mil Vozes(Imagem:Gabriel Paulino)

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: projeto, cultura, coral