Como são feitas as histórias em quadrinhos? Conheça 7 etapas do processo

05/02/2020 11h35


Fonte Revista Galileu

Imagem: Tomás ArthuzziCrédito: Estátua Spider-Man Homecoming Marvel Gallery (Diamond) / Todas as estátuas foram gentilmente cedidas pela loja Limited Edition(Imagem:Tomás Arthuzzi)Crédito: Estátua Spider-Man Homecoming Marvel Gallery (Diamond) / Todas as estátuas foram gentilmente cedidas pela loja Limited Edition

Até chegarem à sua estante, os quadrinhos percorrem um árduo caminho do primeiro esboço à versão final que vai para as gráficas. Conheça a seguir quais são os sete principais procedimentos pelos quais uma HQ deve passar até chegar impecável nas mãos e coleções dos consumidores:

1. Roteiro
Assim como o de cinema, o roteiro de uma HQ deve contar uma história e indicar o que haverá em cada quadro do começo ao fim da edição. Esta é a etapa ideal para estudar técnicas narrativas.

2. Diagramação
Finalizado o roteiro, começa a diagramação. É necessário decidir a quantidade de quadros por página e o peso que cada um deles terá. Os mangás devem ser organizados da direita para esquerda.

3. Desenho
Aqui o produto começa a ficar com cara de HQ. Os desenhos são feitos em folhas com, no mínimo, o dobro do tamanho das que serão impressas, assim o ilustrador pode se dedicar aos detalhes.

4. Balonamento
Atualmente, balões, falas e onomatopeias são criados digitalmente. Antes, o processo era manual e exigia uma letra legível para todos, inspirando fontes como a infame Comic Sans.

5. Colorização
Além de literalmente dar o tom da narrativa, as cores podem causar muita dor de cabeça às gráficas. O Hulk, por exemplo, só é verde porque não acertaram o tom de cinza, sua cor original, na impressão.

6. Montagem
Antes de enviar o projeto para a gráfica, é preciso fazer a revisão do texto, imprimir amostras das páginas e definir o tipo de papel. Feito isso, está tudo pronto para a impressão.

7. Distribuição
Para chegar às bancas, a tiragem da HQ precisa ter grande escala, o que demanda custos altos. Por isso, quadrinistas independentes cada vez mais exploram a internet para vender sua arte.

Fonte: Klebs Júnior, fundador do Instituto HQ e quadrinista brasileiro com passagem por editoras internacionais como DC Comics, Marvel, Malibu e Valiant

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: cada, roteiro, quadrinhos