Como bichos retratados no cinema se comportam, de fato, na natureza

11/02/2020 09h11


Fonte Revista Galileu

Retrados como vilões em longas-metragens, animações e contos de fadas, animais como hienas, tubarões e lobos ganharam uma má fama injustificada entre os humanos. A seguir conheça a personalidade de cada espécie para além dos esteriótipos construídos no cinema:

Hienas do bem

São animais importantes no meio ambiente porque, além de se alimentarem de carne fresca (sim, hienas também caçam), consomem animais mortos — o que ajuda na limpeza do ecossistema. Dotados de inteligência social sofisticada, costumam viver em bandos de até 90 indivíduos.

Urubus amigos

Assim como as hienas, urubus tendem a ser retratados de modo pejorativo pela ficção. No desenho do Pica-Pau, Zeca Urubu é o antagonista: trapaceiro e malandro, sempre tenta dar golpes no personagem principal. Na natureza, o bicho tem uma importância fundamental: como sua alimentação é necrófaga, ajuda a eliminar carcaças de animais mortos.

Orcas paz e amor

Orca – A Baleia Assassina, filme blockbuster de 1977, começa errado pelo título: orca nem é baleia. O animal, de nome científico Orcinus orca, é, na verdade, da família dos golfinhos. E ele não é assassino — pelo menos não de humanos. O bicho ataca peixes, focas, tartarugas, tubarões e, sim, baleias.

Lobo tímido

Não há criança que não conheça a história da Chapeuzinho Vermelho ou a dos Três Porquinhos. Em comum, o vilão: um lobo ardiloso que quer devorar suas vítimas. Sabe-se que a espécie mais famosa, o lobo-cinzento, é o ancestral comum a todos os cães domésticos de hoje. Mas, ao contrário dos pets, o bicho é totalmente arisco à presença humana — e não representa, portanto, uma ameaça.

Tubarão good vibes

No famoso filme de 1975 dirigido por Steven Spielberg, o tubarão-branco é apresentado como um vilão voraz, que sistematicamente mata pessoas. Embora seja considerado feroz (é o maior peixe predador do mundo), ataques a humanos são extremamente raros. Ele alimenta-se basicamente de focas e leões-marinhos. Sua agressividade, contudo, se manifesta quando sente algo estranho nas proximidades.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: animais, bicho, humanos