Com show de luzes, nova ópera "Turandot" busca atrair pessoas de volta ao teatro

24/02/2023 17h09


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoCom show de luzes, nova ópera Com show de luzes, nova ópera "Turandot" busca atrair pessoas de volta ao teatro

Um show de luz caleidoscópica contribuiu para reinventar a ópera "Turandot", de Giacomo Puccini, atualmente em cartaz em Tóquio -- uma produção que visa trazer as pessoas de volta aos teatros agora que a pandemia deu uma trégua.

A ópera, reimaginada pelo diretor norte-americano Daniel Kramer em colaboração com o teamLab, grupo japonês famoso por suas instalações de arte digital, emprega exibições deslumbrantes de lasers e esculturas de luz tridimensionais.

"Acho que no pós-Covid, tivemos uma queda grande de público globalmente em pessoas que realmente estão dispostas a sair de suas casas e participar de eventos gigantescos compartilhados, a menos que sejam algo assim, o que só é possível com experiência ao vivo", disse Kramer à Reuters.

"Você não pode assistir isso na televisão. Você não pode ver isso na Netflix. Você não pode conseguir isso nas redes sociais ... E acho que quanto mais e mais nos recuperarmos da Covid, mais e mais teatro como esse é o que vai atrair as pessoas."

Na história original, a princesa Turandot, filha de um imperador chinês, tenta evitar o casamento dando aos potenciais pretendentes três enigmas para resolver, e aqueles que não conseguem são imediatamente decapitados.

Kramer disse que queria, em sua versão, se afastar de uma fantasia ocidentalizada da China antiga e, em vez disso, criar um mundo que girasse em torno de um jogo distópico futurista.

Turandot com infusão de luz fez sua estreia em Genebra no ano passado e será apresentado no Tokyo Bunka Kaikan até 26 de fevereiro.

Tópicos: pessoas, kramer, turandot