Cineasta lança documentário sobre a história de Mestre Pascoal e arte santeira piauiense

22/04/2023 22h34


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoCineasta lança documentário sobre a história de Mestre Pascoal e arte santeira piauiense.(Imagem:Reprodução)Cineasta lança documentário sobre a história de Mestre Pascoal e arte santeira piauiense.

O cineasta Valderi Duarte lançou há um mês o documentário sobre a história de Mestre Pascoal. Ele contou como foi produzir e dirigir o filme que também fala da arte santeira piauiense.

"A arte santeira piauiense é reconhecida, inclusive internacionalmente, porque ela remonta os anos 60 e 70 com os mestres Dezinho e Expedito, que foram os dois pioneiros que projetaram a arte santeira no Piauí",
destacou.
Imagem: ReproduçãoHistória sobre arte santeira do Piauí e vida do mestre Pascoal vira documentário.(Imagem:Reprodução)História sobre arte santeira do Piauí e vida do mestre Pascoal vira documentário.

Valderi explicou que mestre Pascoal faz parte da segunda geração de santeiros. Atualmente estima-se que exista 150 santeiros em atividades no Piauí.

"Foi um dos motivos que nos fez produzir o filme. Não só sobre o mestre Pascoal, mas também contasse um pouco dessa história da arte santeira. E o Pascoal, além de santeiro, tem uma característica específica é que ele extrapolou essa arte e começou a fazer outras peças em madeira, paredes, cimento e areia, pinta também", comentou.

O artista Pascoal, atualmente com 70 anos, continua com sua arte e vive da sua obra. O seu ateliê fica no bairro Memorare, na Zona Norte de Teresina.

Para Valderi, a produção sobre a arte santeira é uma contribuição para a arte visual.
 

Tópicos: piauiense, arte, santeira