Cida Moreira enche Um copo de veneno com agudos, atitude e teatralidade

22/11/2020 10h58


Fonte g1

Imagem: DivulgaçãoPoucas cantoras seriam capazes de irmanar e ressignificar, ao longo de 11 faixas que totalizam menos de meia hora, músicas de universos tão díspares como Cida Moreira faz (bem) no(Imagem:Divulgação)
 Poucas cantoras seriam capazes de irmanar e ressignificar, ao longo de 11 faixas que totalizam menos de meia hora, músicas de universos tão díspares como Cida Moreira faz (bem) no álbum Um copo de veneno.

À vontade na atmosfera de cabaré em que ambientou parte expressiva da discografia, a cantora paulistana expõe no disco – para citar somente um exemplo da sagacidade da intérprete – o link que pode haver entre o cancioneiro do compositor e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956) e a obra dos parceiros Lenine e Lula Queiroga.

A exposição desse improvável elo salta aos ouvidos na abordagem de Rosebud (O verbo e a verba) (Lenine e Lula Queiroga, 2001), destaque desse álbum que perpetua onze gravações extraídas da trilha sonora do programa Um copo de veneno, exibido de janeiro a março pelo Canal Brasil em dez episódios idealizados e dirigidos por Murilo Alvesso.

Remasterizadas com precisão pelo DJ Zé Pedro (mentor do disco), as gravações geram álbum à altura da obra fonográfica de Cida Moreira. Eram doze músicas na concepção original do disco, mas ficaram onze na seleção final.

Das onze músicas, dez são inéditas na voz da dama do cabaré. A exceção é Singapura (1981), composição de Eduardo Dussek que versa sobre cantora decadente sem os agudos e o sucesso de outrora. No auge da potência vocal, Cida já havia gravado a música no segundo álbum, Abolerado blues (1983). No álbum Um copo de veneno, Singapura ressurge no piano Rhodes – único instrumento que, tocado pela própria artista, conduz Cida nessa viagem por repertórios e mundos musicais alheios.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: cida, disco, onze