Chico Buarque saúda Gal Costa ao cantar "Mil perdões" na retomada da turnê "Que tal um samba?" em Br
30/11/2022 15h13Fonte G1
Imagem: Reprodução Chico Buarque saúda Gal Costa ao cantar "Mil perdões"
Chico Buarque saúda Gal Costa ao cantar "Mil perdões"
 Chico Buarque saúda Gal Costa ao cantar "Mil perdões"
Chico Buarque saúda Gal Costa ao cantar "Mil perdões"Chico Buarque reforçou o coro dos artistas que estão saudando Gal Costa (1945 – 2022) em cena desde a inesperada morte da artista. Foi na estreia do show Que tal um samba? em Brasília (DF) na noite de ontem, 29 de novembro. A homenagem evoca os laços fortes estabelecidos pela grande cantora com o compositor de igual dimensão.
Foi em 1978, quando já contabilizava 13 anos de carreira fonográfica, que Gal gravou pela primeira vez uma música de Chico Buarque. Composto em 1977 para a peça Ópera do malandro (1978), o bolero Folhetim impulsionou o sucesso do álbum Água viva (1978), lançado pela cantora no mesmo ano da estreia do espetáculo teatral.
Desde então, Gal nunca mais deixou de gravar músicas do compositor, tendo sido a intérprete original de canções como A história de Lily Braun (Edu Lobo e Chico Buarque, 1983), A mulher de cada porto (Edu Lobo e Chico Buarque, 1985) e Embebedado (José Miguel Wisnik e Chico Buarque, 2005), além de ter gravado álbum, Mina dágua do meu canto (1995), somente com músicas de Chico e de Caetano Veloso.
Por tudo isso, mas não somente por isso, Chico Buarque ficou bastante abalado com a morte da cantora em 9 de novembro – a ponto de ter cancelado definitivamente as apresentações da turnê do show Que tal um samba? em Salvador (BA), programadas para aquela semana e inicialmente postas em suspenso quanto o artista contraiu covid-19.
A retomada da turnê nacional aconteceu na noite de ontem na primeira das duas apresentações do show em Brasília (DF), com um tributo a Gal já incluído no roteiro de Que tal um samba? para permanecer ao longo da turnê que se estenderá até o primeiro semestre de 2023.
Em vez de ir pelo caminho mais óbvio e reviver Folhetim, o cantor optou por dar voz a Mil perdões (1983), canção feita pelo compositor para a trilha sonora do filme Perdoa-me por me traíres (1983), apresentada na voz de Gal na trilha do filme – em gravação incluída pela cantora no álbum Baby Gal (1983) – e para sempre associada à voz cristalina da artista, cuja imagem aparece no telão durante a homenagem de Chico Buarque a Gal Costa.













 
                     
                     
                     
                    