Capa do álbum Noturno, a pior da discografia de Maria Behânia, causa decepção entre seguidores da

22/07/2021 16h21


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoCapa do álbum Noturno, a pior da discografia de Maria Behânia, causa decepção entre seguidores da(Imagem:Divulgação)Capa do álbum Noturno, a pior da discografia de Maria Behânia, causa decepção entre seguidores da

Assim que a gravadora Biscoito Fino divulgou a pré-venda do álbum Noturno, seguidores de Maria Bethânia começaram a expressar (compreensível) decepção com a capa do disco programado para ser lançado em 30 de julho, inclusive no formato de CD, fabricado em embalagem digipack.

Inexpressiva, a capa do álbum Noturno é a pior da discografia de Maria Bethânia, cantora habitualmente zelosa com a embalagem dos LPs, CDs e DVDs que lança regularmente desde 1965.

A ausência de qualquer atrativo na capa de Noturno obviamente gerou frustração entre o séquito da artista. Não foram poucos os comentários em redes sociais que manifestaram o descontentamento com a capa do álbum.

Imagem: DivulgaçãoCapa do novo álbum de Maria Bethânia.(Imagem:Divulgação)Capa do novo álbum de Maria Bethânia.

Chegou a ser divulgado na imprensa que a capa de Noturno estamparia um bordado feito pela artista. Mas o que se viu a partir da tarde de terça-feira, 21 de julho, foi uma capa que, além de contrariar a natureza do título Noturno pela predominância quase absoluta da cor branca, não está à altura da importância de Bethânia na música brasileira.

A história da indústria fonográfica está repleta de capas minimalistas. O álbum duplo The Beatles (1968), por exemplo, ficou popularmente conhecido como o Álbum branco dos Beatles justamente pelo minimalismo da capa branca que expunha tão somente o nome do grupo inglês. Mas ali havia um conceito.

Mesmo que haja um conceito na capa de Noturno, a ser explicado pela artista nas entrevistas para promover o disco, a imagem deixa a sensação de que foi produzida sem esmero, somente porque o álbum precisava ter uma capa.

É fato que, em disco (e em qualquer produto), o que mais importa é o conteúdo, e não a embalagem. A julgar pelos dois singles iniciais do álbum, A flor encarnada e Lapa santa, Noturno já se insinua como mais um dos grandes discos de Maria Bethânia.

Talvez até por isso a capa do álbum Noturno tenha causado tanta (justa) frustação entre os seguidores de Bethânia por estar nitidamente aquém da trajetória majestosa da cantora na música do Brasil.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: capa, artista, beth?nia