Caio de Souza expõe vários matizes do pinicado da viola em série de três álbuns audiovisuais

26/07/2022 11h24


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Compositor e violeiro paulista que migra para os Estados Unidos em agosto, para cursar mestrado em Etnomusicologia e Folclore na Indiana University, Caio de Souza apresenta amanhã,(Imagem:Reprodução)
Compositor e violeiro paulista que migra para os Estados Unidos em agosto, para cursar mestrado em Etnomusicologia e Folclore na Indiana University, Caio de Souza apresenta amanhã, 26 de julho, o primeiro dos três álbuns audiovisuais que compõem a série de concertos intitulada No pinicado da viola.

Filmados sob direção de Vinicius Dal Colleto em cenários arquitetônicos e naturais de Santa Rita do Passa Quatro (SP), cidade natal de Caio de Souza, os concertos expõem a viola caipira como instrumento de caráter solista, além das matrizes do instrumento, comumente associadas ao ambiente rural nos matizes tradicionais.

A propósito, o primeiro concerto, A viola e seus violeiros, aborda composições de violeiros devotados às tradições caipiras.

O segundo, O cancioneiro popular nas dez cordas, programado para 2 de agosto, reúne temas de compositores de música popular como Dominguinhos (1941 – 2013) Gilberto Gil e Milton Nascimento.

Já o terceiro álbum audiovisual, A viola de Caio Souza, agendado para 9 de agosto, enfoca a obra autoral do artista.


Tópicos: agosto, souza, viola