Caetano Veloso tem arte da capa de álbum de 1982 detalhada em mostra no Rio

30/06/2023 15h00


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCaetano Veloso tem arte da capa de álbum de 1982 detalhada em mostra no Rio(Imagem:Divulgação)Caetano Veloso tem arte da capa de álbum de 1982 detalhada em mostra no Rio

As fotos acimas retratam esboços do layout da capa do álbum Cores, nomes (foto ao alto), lançado por Caetano Veloso em 1982 com canções autorais como Queixa e Trem das cores.

A gênese da capa, contracapa e encarte do álbum – um das artes mais refinadas da discografia do artista baiano – poderá ser vista em detalhes na exposição Gráfica poética – Luciano Figueiredo e Óscar Ramos, programada para ser aberta em 8 de julho no Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, bairro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde a mostra ficará em cartaz até 27 de agosto.

A exposição revê a obra dos dois artistas plásticos associados à contracultura no Brasil dos anos de chumbo.

Os layouts expostos na mostra foram desenhados à mão por Luciano Figueiredo e Óscar Ramos quando os designers criavam a estética visual do álbum Cores, nomes. A curadoria de Aïcha Barat e Fred Coelho deu especial destaque na mostra à arte deste disco pelo requinte da capa.

Tópicos: capa, cores, ?lbum