Caetano Brasil: músico de Juiz de Fora indicado ao Grammy lança nova canção

19/09/2021 12h50


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSobre a faixa

O clarinetista, saxofonista e compositor juiz-forano Caetano Brasil lançou no dia 10 de setembro a nova faixa "Carinhoso" - uma recriação do clássico de Pixinguinha. A obra antecipa o terceiro álbum de estúdio do artista: “Pixinverso – Infinito Pixinguinha”.

Indicado ao Grammy Latino em 2020, pelo disco "Cartografias", Caetano mora e não pretende se mudar de Juiz de Fora: "eu acredito muito na potência desta terra e ela também vem acreditando na minha, ao que parece", afirmou em entrevista ao G1. Confira abaixo a conversa completa com o músico, que explica um pouco mais sobre o novo projeto, fala sobre seu amor a Juiz de Fora e o valor de uma indicação ao Grammy Latino.

Pixinverso – Infinito Pixinguinha

O álbum tem previsão de lançamento para março de 2022, e vai ser uma homenagem à Pixinguinha, se dividindo em músicas que fazem parte do cancioneiro popular e faixas mais desconhecidas do grande público.

A ideia do projeto é unir o choro, o jazz contemporâneo e a "world music", ou seja, músicas tradicionais de uma determinada cultura.

Sobre a faixa "Carinhoso", Caetano explica que o objetivo foi “fazer compreender a melodia e que todo mundo entendesse do que se tratava logo de cara (...), mas, ao mesmo tempo, colocar quem ouve pra pensar: ‘Carinhoso tá diferente…’".
A canção do juiz-forano foi livremente inspirada na versão para piano solo de Radamés Gnattali do concerto “Pixinguinha 70”.

"Em alguns momentos desta música tocamos simultaneamente em tons diferentes – coisa que foi bem explorada na música moderna do século XX - e no final, criei especialmente para esta versão, uma sessão de improvisação em que nós quatro [da minha banda] improvisamos juntos. Gravamos, como de costume com esta minha banda, todos tocando ao mesmo tempo, ouvindo uns aos outros e criando na hora.


Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: caetano, juiz, pixinguinha