Bloco Casa Comigo estimula o Carnaval consciente em single com recriação de música de Chico Buarque

03/02/2021 19h45


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAo compor a música Quando o Carnaval chegar para ser tema do homônimo filme dirigido por Cacá Diegues e lançado em 1972, Chico Buarque recorreu ao uso sagaz da metáfora para dizer(Imagem:Reprodução)
 Ao compor a música Quando o Carnaval chegar para ser tema do homônimo filme dirigido por Cacá Diegues e lançado em 1972, Chico Buarque recorreu ao uso sagaz da metáfora para dizer que esperava o fim da ditadura do Brasil para pôr o bloco na rua com liberdade e alegria. A festa seria feita com o restabelecimento da democracia no país.

Quase 50 anos depois, o verso-mote da composição – “Tô me guardando para quando o Carnaval chegar” – ganha outro sentido em 2021 diante da impossibilidade de aglomeração. É imprudente ir para a rua em tempos de pandemia. O Carnaval de 2021 está cancelado. Os foliões se guardam para a folia de 2022.

Contudo, o bloco paulistano Casa Comigo entende que a festa também pode ser interior. Na sexta-feira, 5 de fevereiro, o bloco põe nas ruas virtuais dos players digitais um single com inédita gravação de Quando o Carnaval chegar.

Aos versos de Chico Buarque, os foliões paulistanos acrescentam falas que pontuam a necessidade de ter consciência para brincar o Carnaval em casa ao mesmo tempo em que projetam a folia em um tempo futuro, já sem pandemia.

A gravação está em sintonia com o projeto Vem de dentro, criado pelo bloco Casa Comigo para propagar o Carnaval consciente. Tanto que o single se chama Vem de dentro – Quando o Carnaval chegar.

O arranjo da gravação, produzida por Dudinha Lima, insere beat do pagode baiano com sutileza na gravação, sem atravessar o samba de Chico.

“O Carnaval é um sentimento, um estado de espírito, que aflora em qualquer canto, mesmo que seja em casa”, afirma Raul Silêncio, um dos fundadores do Casa Comigo, bloco que chegou às ruas paulistanas em 2013.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: carnaval, bloco, casa comigo