Beth Carvalho tem obra fonográfica celebrada e documentada na série multimídia "Sambabook"

14/11/2022 14h44


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoBeth Carvalho tem obra fonográfica celebrada e documentada na série multimídia Beth Carvalho tem obra fonográfica celebrada e documentada na série multimídia "Sambabook"

Embora fosse essencialmente cantora, Beth Carvalho (5 de maio de 1946 – 30 de abril de 2019) sempre selecionou os repertórios dos álbuns de samba que lançou – entre 1973 e 2014 – com personalidade e coerência com a ideologia musical e social da artista.

Essa forte autoralidade na obra fonográfica legitima a escolha da carioca carioca para a homenagem póstuma que lhe será prestada em 2023 na sexta edição da série Sambabook.

Após celebrar e documentar os cancioneiros dos compositores João Nogueira (1941 – 2000), Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara (1922 – 2018) e Jorge Aragão, o Sambabook homenageia Beth Carvalho no molde multimídia do projeto e, pela primeira vez, laureia um nome conhecido somente pela arte de cantar samba, ainda que Beth tenha eventualmente assinado uma ou outra música ao longo da carreira.

Estão previstos álbum com gravações inéditas do repertório da artista por bambas do samba, vídeo com os registros audiovisuais das gravações das músicas, livro que biografa Beth a partir dos discos e fichário com partituras das composições selecionadas.

O lançamento da sexta edição do Sambabook em 2023 coincidirá com os 50 anos da edição do primeiro álbum dedicado por Beth Carvalho ao samba, Canto por um novo dia, de 1973.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: edi??o, beth, sambabook