"Barbie" é uma doce lembrança da infância e um reflexo de ser mulher na sociedade

19/07/2023 09h26


Fonte G1

Imagem: imdBBarbie, filme de 2023 - Dirigido por Greta Gerwig.(Imagem:imdB)Barbie, filme de 2023 - Dirigido por Greta Gerwig.

Barbie, o live-action da boneca mais famosa do mundo e um dos filmes mais esperados do ano, chega às telonas nesta quinta-feira (20). Dirigido brilhantemente pela roteirista Greta Gerwig, o filme é um agradável abraço nas gerações que consumiram produtos da boneca desde o seu ano de lançamento, em 1959 até os dias atuais.

Com um elenco de peso e um cenário nostálgico, a produção entregou tudo o que prometeu desde o primeiro trailer, discutindo com bom humor o papel da mulher na sociedade e o dilema do ser humano em um mundo à procura da perfeição, que só pessoas de plástico e completamente irreais seriam capazes de atingir.

O filme se passa, inicialmente, no mundo de “Barbielândia”, um lugar em que todas as bonecas se chamam Barbie e conseguem ser tudo o que a imaginação delas quer que sejam. Os bonecos, por sua vez, recebem o nome de Ken e são apenas os “Kens”, como se fossem meros figurantes no universo feminino.
Imagem: imdBBarbie, filme de 2023 - Dirigido por Greta Gerwig.(Imagem: imdB)Barbie, filme de 2023 - Dirigido por Greta Gerwig.

Embora tudo pareça bem, este mundo perfeito começa a desmoronar para Barbie em sua primeira versão, ou "Barbie Esteriotipada", a loira de olhos azuis, interpretada com excelência por Margot Robbie. Por isso, a boneca, juntamente de Ken, interpretado por Ryan Gosling, decide ir ao Mundo Real para resolver seu problema e percebe que a realidade pode ser cruel e nada “cor-de-rosa” para as mulheres.

As roupas, cenários e objetos encantadores do mundo de Barbie são nostálgicos. Com um olhar sensível, a produção resgata Barbies caricatas, as casas do sonho das bonecas e o imaginário infantil sobre como um mundo colorido e divertido deveria ser.

Além do resgate de elementos que remetem à boneca, o longa também relembra algumas cenas icônicas de filmes que marcaram a cultura pop. Como a cena exibida em seu trailer oficial, que faz referência a 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968), quando retratam a descoberta de Barbie por garotinhas, cansadas de brincar com bonecas bebês.

Para acompanhar a aventura de Barbie, o filme reúne um trilha sonora assinada por nomes como Sam Smith, Lizzo, Dua Lipa e Billie Elish, sendo a última responsável por um momento emocionante de reflexão sobre a vida de mulheres reais, em um mundo sem cor e dominado pelo patriarcado, bem diferente da “Barbielândia”.

Além de uma versão repaginada de Barbie World, da banda dano-norueguesa Aqua, que foi processada em 1997 pela Mattel, por uso indevido da marca. No filme, Nicki Minaj e Ice Spice se unem para dar uma nova cara para o hit dos anos 90/2000, e acertar as contas entre os músicos e a empresa responsável por Barbie.

Barbie nos convida a pensar sobre os direitos conquistados pelas mulheres ao longo dos anos – com muita luta – enquanto conversa com o público sobre o fardo de se tornar adulto e um humano funcional para a sociedade, que cobra a constante perfeição, em especial das mulheres, mesmo sendo este um paradoxo inatingível. Por fim, desta vez, a boneca, vista como símbolo do que é a mulher perfeita, ensina a respeitar as limitações humanas de seres imperfeitos.
Imagem: imdBBarbie, filme de 2023 - Dirigido por Greta Gerwig. (Imagem: imdB)Barbie, filme de 2023 - Dirigido por Greta Gerwig. 
 

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: filme, barbie, boneca