Baby Yoda não é a versão mais jovem do Mestre Jedi, esclarece Jon Favreau

09/01/2020 10h08


Fonte Revista Galileu

Imagem: ReproduçãoBaby Yoda não é a versão mais jovem do Mestre Jedi, esclarece Jon Favreau(Imagem:Reprodução)

Desde o lançamento da série The Mandalorian no serviço de streaming Disney+, imagens de um pequeno ser verde, gracioso e poderoso conquistaram a internet e os fãs de Star Wars. Apelidado de Baby Yoda — ou, na versão brasileira, Yodinha—, a semelhança do novo personagem com o clássico Mestre Jedi causou confusão entre leigos e admiradores da saga que ainda não assistiram à nova série, lançada em 12 de novembro de 2019 nos Estados Unidos e com previsão de chegar ao Brasil apenas em novembro deste ano.

Em entrevista ao USA Today no tapete vermelho do Globo de Ouro, o criador da série Jon Favreau esclareceu que se tratam de personagens distintos. "A linha do tempo da série acontece após O Retorno de Jedi (Star Wars: Episódio VI)", afirmou o cineasta à emissora. "E os fãs da trilogia original lembrarão que Yoda não apenas falece, como desaparece (nesse filme). Então, Yoda existe como um fantasma de força."

A série The Mandalorian se passa cinco anos depois dos acontecimentos de O Retorno de Jedi (Episódio VI) e 25 anos antes de O Despertar da Força (Episódio VII). Em dezembro, após a exibição do sétimo episódio da série, o personagem — que tem cerca de 50 anos — voltou a surpreender os fãs, mas dessa vez não foi positivamente.

Na história, ele usa a Força para estrangular a personagem Cara Dune (Gina Carano), que estava disputando braço de ferro com o Mandaloriano (Pedro Pascal). “Isso não foi nada legal! Quase me matou”, disse ela. A atitude foi imediatamente relacionada ao lado negro da Força e a personagens como Darth Vader e Kylo Ren, levantando a discussão sobre a índole de Yodinha.

Para o diretor, os fãs o apelidaram dessa forma "porque não há nome para a espécie Yoda", disse. "É a maneira mais fácil, curta e "hashtagável" de identificar esse personagem, que é identificado na série como The Child (A Criança)."

Quando perguntado sobre uma possível relação de parentesco entre os personagens, o diretor disse que não poderia responder, pois entraria em spoliers, e que já há várias teorias acerca do assunto.

Assista ao trailer de The Mandalorian: