Artista plástica piauiense recebe prêmio de "mestra da Arte" do Ministério da Cultura

30/12/2023 10h07


Fonte Portal Clube News

Imagem: Arquivo pessoalYolanda Carvalho, artista plástica e xilógrafa(Imagem:Arquivo pessoal)Yolanda Carvalho, artista plástica e xilógrafa

A artista plástica piauiense Yolanda Carvalho, professora de Artes Visuais na Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi laureada na última sexta-feira (22) com o Prêmio Mestras e Mestres da Arte Brasileira, organizado pela Fundação Nacional da Arte (Funarte), do Ministério da Cultura.

O prêmio selecionou, entre 737 candidatos com mais de 60 anos, 50 profissionais com “relevante trajetória nas diversas linguagens artísticas”. A Funarte avaliou o acervo de artes visuais e o currículo de cinco décadas de Yolanda, que conta com exposições realizadas em 13 estados do país.

Imagem: Arquivo pessoalObras de xilogravura de Yolanda Carvalho (Imagem:Arquivo pessoal)Obras de xilogravura de Yolanda Carvalho 

Principal nome da xilogravura no Piauí e única representante do estado na premiação, a professora iniciou no mundo da arte aos sete anos. Aos dez, concorreu com adultos em um concurso de esculturas e saiu vencedora.

“Era uma menina inquieta, focada e atenta a tudo que girava ao meu redor. Me questionava por que o céu é azul, quantas estrelas existem no firmamento, por que elas cintilam. Construía meus próprios brinquedos. A arte sempre esteve por perto”, narra ao Portal ClubeNews.

Imagem: Arquivo pessoalObras de xilogravura de Yolanda Carvalho (Imagem: Arquivo pessoal)Obras de xilogravura de Yolanda Carvalho 

Graduada em Pedagogia e Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Yolanda descobriu a xilogravura em Natal e passou a gravar as belezas naturais na matriz de madeira.

“As temáticas estão ligadas à natureza, desde as folhas mais simples até as formas de animais. Pássaros como os beija-flores são recorrentes em minhas obras”, aponta.

Imagem: Arquivo pessoalObras de xilogravura de Yolanda Carvalho (Imagem:Arquivo pessoal)Obras de xilogravura de Yolanda Carvalho 

Yolanda foi inscrita no Prêmio Mestras e Mestres da Arte Brasileira por dois professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Pablo Marquinho e Roniel Sampaio-Silva, os quais foram seus alunos. A premiação de R$ 100 mil já tem destino certo, garante a artista.

“Com toda a certeza pretendo investir no Ateliê Xylongraphya, onde trabalho. É uma satisfação gigante, dentro de mim surge um desejo maior de produzir arte, ensinar e motivar os jovens a desenvolverem criatividade”, completa.

Tópicos: cultura, arte, funarte