Artista piauiense conhecida em mais de 10 países lança exposição que retrata a pandemia da Covid-19

19/03/2022 21h25


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarArtista piauiense lança exposição retratando a pandemia.(Imagem:Reprodução)Artista piauiense lança exposição retratando a pandemia.

A artista plástica e galerista Gina Castelo Branco, de 53 anos, já representou o Piauí com suas obras em mais de 10 países, como Portugal, Espanha e França. No quadro Vai um Cafezinho, do programa Piauí de Riquezas, a piauiense apresentou seu novo trabalho inspirado na pandemia da Covid-19, intitulado "Os Tons do Silêncio".

"É uma honra para mim representar o Brasil e em especial o Piauí com minhas exposições mundo a fora. Minha exposição atual tem tons bem claros, exatamente, os tons do silêncio que é uma interpretação dessa fase que estamos vivendo agora",
explicou a artista.
Imagem: Reprodução /TV Clube  Quadros da artista Gina Castelo Branco.(Imagem:Reprodução /TV Clube ) Quadros da artista Gina Castelo Branco.

Apaixonada pela arte desde os 9 anos, Gina se formou em direito e letras inglês. Ela fez diversos cursos durante sua vida para aperfeiçoar suas técnicas e hoje em dia expressa sua arte através do abstracionismo, utilizando-se da técnica contemporânea Fluid Art.

"Eu casei cedo, trabalhei com outras coisas, mas chegou um ponto na minha vida que eu me questionei a trabalhar com o que eu gosto realmente, que é a arte. Então voltei a pintar, dessa vez, profissionalmente e já com uma identidade que é o abstracionismo",
contou Gina.

Sua técnica e identidade própria trabalha com cores vibrantes, que geralmente expressam sentimentos e sensações aos apreciadores da arte. Com tinta líquida, a artística cria quadros únicos sem a pincelada tradicional. A tinta é aplicada na tela por derramamento, borrifos e outros métodos dinâmicos.

Gina utiliza até maçarico para conseguir obter o resultado final de sua obra. Todos os instrumentos que usa em suas obras, segundo ela, é para fazer a tintar secar e dá um acabamento na tela.
Imagem: Reprodução /TV Clube  Galeria da artista (Imagem:Reprodução /TV Clube ) Galeria da artista

Além de suas obras, a sua galeria de arte também dá oportunidade a artistas locais exporem seus trabalhos, muitos destes, apresentam pela primeira vez na galeria de Gina.

"No final do ano passado a gente lançou um edital e esses artistas mandam um e-mail com imagens em alta resolução para que a nós pudéssemos avaliar a curadoria. Geralmente são selecionados de 20 a 30 artistas, dentre eles pessoas que nunca expuseram em lugar nenhum", afirmou Gina.

Na galeria também há um espaço dedicado inteiramente à cultura do estado. O Espaço Mãos Piauienses é dedicado desde a arte santeira até a exposição de bijuterias. São obras de pessoas que trabalham com arte no Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: artistas, obras, arte