Artista brasileira colore imagens históricas e dá vida ao passado

02/02/2020 11h34


Fonte Revista Galileu

Imagem: Reprodução/marinamaralUma das histórias contadas no livro Uma das histórias contadas no livro "Faces of Auschwitz" é de Czeslawa Kwoka, que tinha apenas 14 anos quando estava no campo de concentração e recebeu uma injeção letal no coração

O trabalho da artista Marina Amaral é transformar as fotografias de personalidades históricas. Manualmente e sem nenhum algoritmo envolvido, ela colore as imagens usando apenas o Photoshop. O processo pode durar de 40 minutos a dias de trabalho. Entre as pessoas já retratadas estão o cientista Albert Einstein, a cientista Marie Curie e o escritor Machado de Assis.

"Cada imagem é submetida a um processo rigoroso de pesquisa antes mesmo que a colorização em si seja iniciada. Conto com a ajuda de vários especialistas e historiadores que avaliam as fotos, identificam os objetos mais importantes e passam as informações que preciso para reproduzir cores que sejam historicamente corretas"
, relata, em entrevista à GALILEU.

Imagem: Reprodução/marinamaralClique para ampliarRainha Elizabeth II, a Rainha do Reino Unido, com 14 anos e lendo um livro(Imagem:Reprodução/marinamaral)Rainha Elizabeth II, a Rainha do Reino Unido, com 14 anos e lendo um livro
A escolha das fotos é realizada, principalmente, com base na disponibilidade de cada uma em domínio público. "Tento sempre escolher aquelas que me permitem contar uma história interessante", diz Amaral. Ela conta que os arquivos dos Estados Unidos e da Europa são os mais acessíveis, pois o material é livre de direitos autorais, possibilitando que as alterações sejam feitas.

Para a artista, as cores têm a capacidade de quebrar as barreiras emocionais criadas pelas fotografias monocromáticas. "É como se uma ponte fosse criada entre presente e passado, e fôssemos capazes de enxergar essas pessoas como seres humanos de carne e osso", afirma.

Imagem: Reprodução/marinamaralClique para ampliarAlbert Einstein foi um cientista alemão que desenvolveu as teorias gerais e especiais da relatividade (Imagem: Reprodução/marinamaral)Albert Einstein foi um cientista alemão que desenvolveu as teorias gerais e especiais da relatividade 
Marina começou a fazer esse trabalho em 2015, após encontrar uma coleção de fotos da Segunda Guerra Mundial em cores e decidir tentar reproduzir aquela técnica. "Eu não sabia por onde começar, mas fiquei obcecada com a ideia, o que me fez tentar diversos métodos e praticar todos os dias até que eu fosse capaz de estabelecer as minhas próprias técnicas e metodologia de trabalho", lembra.

Seu trabalho mais marcante e documentado em forma de livro é chamado de Faces of Auschwitz (Rostos de Auschwitz), em que ela retrata as vítimas do Holocausto. O objetivo do projeto é honrar a memória e a vida dos prisioneiros do campo de concentração Auschwitz-Birkenau, onde mais de 1 milhão de pessoas, a maior parte judeus, foram assassinadas sob o regime de Hitler.

Imagem: Reprodução/marinamaralClique para ampliarAbraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos e é considerado um dos maiores heróis da América devido ao seu papel de salvador da União e emancipador de escravos(Imagem:Reprodução/marinamaral)Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos e é considerado um dos maiores heróis da América devido ao seu papel de salvador da União e emancipador de escravos
Marina coloriu as imagens do arquivo do Museu de Auschwitz, na Polônia, e compartilhou as histórias daqueles cujos rostos foram fotografados. “A foto que mais me tocou foi a de uma menina de 14 anos morta em Auschwitz. O nome dela é Czeslawa Kwoka", relata a artista.





























Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: trabalho, imagem, fotos