Anitta tem chance de levar Grammy? Imprensa estrangeira vê categoria disputada e brasileira forte

03/02/2023 14h53


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarImprensa estrangeira vê categoria disputada e brasileira forte(Imagem:Reprodução)Imprensa estrangeira vê categoria disputada e brasileira forte

Anitta vai chegar ao Grammy como uma concorrente forte em uma categoria muito competitiva, segundo os principais veículos especializados e publicações internacionais.

A cerimônia de premiação do Grammy 2023 acontece neste domingo (5). Anitta vai concorrer a um dos principais prêmios da noite, o de artista revelação.

Anitta concorre com outros nove artistas: Omar Apollo, Domi & Jd Beck, Wet Leg, Muni Long, Samara Joy, Latto, Måneskin, Tobe Nwigwe e Molly Tuttle.

A brasileira é considerada uma concorrente forte. Ela é apontada entre as favoritas por alguns veículos internacionais que fizeram apostas sobre a premiação. A variedade da lista mostra como o resultado é imprevisível:
  • A revista "Billboard", maior referência da música pop dos EUA, diz que a brasileira está entre os quatro favoritos ao prêmio, junto com Latto, Måneskin e Muni Long, diz que a ganhadora mais provável é Latto.
  • A revista "Time" aponta duas favoritas: Anitta e Latto.
  • Os jornalistas da agência AP apostam em Anitta e Tobe Nwigwe.
  • A revista "Entertainment Weekly" diz que os concorrentes mais fortes são Latto e Måneskin.
  • O jornal "The Guardian" aposta em Latto.
  • O jornal "Los Angeles Times" diz que Molly Tuttle deve ganhar.
  • O site "Vulture", da revista "New York", prevê vitória do Wet Leg.
  • O site "Pitchfork" diz que o vencedor deve ser Omar Apollo.
  • Os jornais "USA Today" e "The Independent" apostam no Måneskin.
Se Anitta ganhar, será uma vitória inédita do Brasil?

Na categoria de artista revelação, sim. Quatro outros brasileiros já foram indicados, mas nenhum ganhou: Astrud Gilberto e Tom Jobim (1965), Eumir Deodato (1974) e Morris Albert (1976).

Mas diversos outros brasileiros já foram indicados e ganharam Grammys. O auge foi 1965, quando o Brasil venceu duas das quatro principais categorias: gravação do ano ("The Girl from Ipanema", com Astrud Gilberto e Stan Getz), e álbum do ano ("Getz/Gilberto", com João Gilberto e Stan Getz).

Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil estão entre os vários brasileiros que já venceram em outras categorias nos anos seguintes (nenhuma dessas vitórias foi nas 4 categorias principais do Grammy, de álbum, gravação, canção e revelação).

Em 2023, a brasileira Flora Purim também concorre na categoria "Melhor Álbum Latino de Jazz" com o projeto "If You Will".

Tópicos: categoria, grammy, anitta