Anitta formata o batidão do funk para gringos e o joga na pista da EDM com o single "Funk rave"

23/06/2023 16h57


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoAnitta formata o batidão do funk para gringos e o joga na pista da EDM com o single Anitta formata o batidão do funk para gringos e o joga na pista da EDM com o single "Funk rave"

É difícil detectar em Funk rave – single lançado por Anitta na noite desta quinta-feira, 22 de julho – a carga explosiva de petardos anteriores da artista como o funk Vai malandra (Isaac Daniel, Anitta e Brandon Green, 2017). E isso não é necessariamente ruim.

Primeiro single do sexto álbum de estúdio da cantora e compositora carioca (disco que marcará a estreia de Anitta na gravadora norte-americana Republic Records), Funk rave formata o batidão para exportação. É funk para gringos, filtrado pelos códigos do pop internacional dos anos 2020.

O fato de o single ter produção musical assinada por Diplo – o mais criativo vértice do trio norte-americano Major Lazer – com o carioca Gabriel do Borel e com Márcio Arantes diz muito sobre Funk rave e sobre as intenções de Anitta.

Se Kisses (2019) foi álbum difuso, o sucessor Versions of me (2022) ajustou o foco da artista em direção ao mercado norte-americano, meta primordial de Anitta na atual fase da carreira.

Funk rave exporta o batidão para o público dos Estados Unidos e dos países da América Latina de língua castelhana. Sintomaticamente, a letra de Funk rave embute somente um verso em português, sendo cantada em mistura providencial de inglês e espanhol.

Funk rave é funk e é também sobretudo o que, fora do Brasil, se chama de pop urban. Música urbana, em tradução literal. Funk rave envolve o batidão com a aura pop da EDM e o joga na pista dessa vertente mais comercial da música eletrônica.

Por ser funk mixado com eletronic dance music, é provável que Funk rave faça mais sucesso no exterior do que no Brasil, caso a música em si não seja ofuscada pelas polêmicas geradas pelas cenas eróticas do clipe filmado na comunidade carioca Tijuquinha e programado para entrar em rotação a partir das 13h de amanhã, 23 de junho.

Identificada com o funk no mercado internacional, a girl from Rio sabe que pode fazer a diferença no universo pop se propagar o gênero em conformidade com os códigos do pop gringo atual. É para isso que Anitta entra em campo com Funk rave.

Tópicos: funk, anitta, rave