Anitta coroa ano vitorioso com indicação de "Envolver" à "Gravação do ano" no Grammy Latino 2022

20/09/2022 15h31


Fonte G1

 Imagem: Divulgação
Anitta coroa ano vitorioso com indicação de Anitta coroa ano vitorioso com indicação de "Envolver" à "Gravação do ano" no Grammy Latino 2022

A indicação do reggaeton Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021) em duas categorias da 23º edição do Grammy Latino – sobretudo na fundamental categoria Gravação do ano – coroa ano consagrador para Annita. E ainda falta um trimestre para 2022 sair de cena...

Como um todo, o álbum Versions of me (2022) pode até não ter sido o blockbuster imaginado pela girl from Rio no mercado norte-americano. Só que a trajetória ascendente e até certo ponto inesperada do reggaeton Envolver – apresentado ao mundo em single editado em 11 de novembro do ano passado – salvou a pátria latina.

Impulsionada pelo efeito viral no TikTok do vídeo com coreografia batizada como El paso de Anitta, a escalada vertiginosa de Envolver na parada mundial do Spotify – plataforma de streaming onde a gravação alcançou o topo global na última semana de março – abriu e preparou caminho para que, cinco meses mais tarde, precisamente em 28 de agosto, Anitta fizesse novamente história ao ganhar no VMA 2022 o prêmio de melhor clipe de música latina pelo vídeo do reggaeton. Foi a primeira vez que um artista do Brasil foi laureado pela MTV com um Video Music Awards nos Estados Unidos.

Por tudo isso, a indicação de Envolver à Gravação do Ano e à Melhor Performance de Reggaeton no Grammy Latino 2022 soa até natural – e a vitória na segunda indicação se insinua bastante provável.

Mesmo que Anitta venha a sair sem troféu da premiação agendada para 17 de novembro, as duas indicações – anunciadas pela Academia Latina da Gravação na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, juntamente com todas as outras nomeações do Grammy Latino 2022 – arrematam ano especial e já vitorioso na trajetória dessa artista que começou a desbravar o mercado latino de música hispânica em 2016, há apenas seis anos.

Tópicos: grammy, grava??o, reggaeton