Anitta convoca a tropa nacional e volta para o front brasileiro com EP de munição certeira

01/12/2022 15h30


Fonte G1

 Imagem: Divulgação
Anitta convoca a tropa nacional e volta para o front brasileiro com EP de munição certeira(Imagem:Divulgação)Anitta convoca a tropa nacional e volta para o front brasileiro com EP de munição certeira

“Oh sai da frente / Que a chapa é quente / Abre pra tropa passar / Tô chegando / Tá esquentando / Tô chegando / Melhor tu se preparar”, avisa Anitta, com a habitual altivez e com o reforço de Lexa, Pocah e Rebecca, soldadas do exército do funk carioca, arregimentadas pela comandante para a gravação de Avisa lá (Wallace Vianna, André Vieira, Breder, Romeu R3, Tállia e Kllismman).

Funk de batida acelerada, Avisa lá é a sexta das sete músicas em português na disposição do EP lançado por Anitta sem aviso prévio na noite de ontem, 30 de novembro. A sétima faixa do EP À procura da Anitta perfeita, Vem galopar, permanece estrategicamente indisponível para ser lançada futuramente.

Pelas seis músicas liberadas, dá para perceber que Anitta obteve êxito ao convocar a tropa nacional para voltar ao front do mercado brasileiro neste EP de munição certeira por investir em ritmos da atualidade, como o piseiro, sem deixar de priorizar o funk que abriu as portas desse mercado para a cantora há dez anos com a edição do single autoral Menina má (2012).

Pode soar surpreendente a edição de disco em português no fim do ano em que a girl from Rio foi de fato percebida e legitimada no mercado latino de música hispânica por conta do estouro global do reggaeton Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021) – a ponto de ser indicada ao Grammy 2023 como “revelação”.

Contudo, a rigor, o laçamento do EP é mais um passo sagaz da artista. Assim que findar a temporada de prêmios, Anitta terá que emplacar um outro sucesso no mercado latino para consolidar as conquistas de 2022.

Enquanto busca esse outro hit global, a cantora se fará presente nas playlists do Brasil com disco que reforça a sororidade feminina na música Ela não vale nada (Anitta, André Vieira, Pedro Breder e Wallace Vianna), parceria da artista com os três compositores e fundadores da Hitmaker, produtora que deu forma à faixa gravada por Anitta com a dupla sertaneja Maiara & Maraisa (a Hitmaker também produziu o já mencionado funk Avisa lá).

Ainda que todas as músicas soem déjà-vu, até porque produzidas dentro de padrões industriais, o repertório do EP tem forte cacife mercadológico. Multidões deverão se fartar com a doçura erótica de Mel (Junior Gomes, Lucas Medeiros , Rafinha RSQ e Shylton Fernandes), música em que Anitta cai no piseiro em dueto com o cantor de forró Wesley Safadão. Mel tem a fórmula de Rafael Silva de Queiroz, o produtor musical conhecido como Rafinha RSQ.

Nome recorrente na produção fonográfica do mainstream brasileiro, RSQ marca presença como convidado, coautor e produtor de Biquíni vermelhinho (André Nine, Leo Pockriss, Nog, Paul Vance, Predella e Rafinha RSQ), faixa aliciante – também produzida por André Nine – pontuada por graciosa citação instrumental (e nos versos iniciais da letra) de Biquíni de bolinha amarelinho tão pequenininho (Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot nikini, Paul Vance e Lee Pockriss, 1960, em versão em português de Hervé Cordovil, 1964), sucesso do cantor mineiro Ronnie Cord (1943 – 1986) nos primórdios do universo pop brasileiro pré-Jovem Guarda. Biquíni vermelhinho se ajusta ao pop funk e embute o rap do grupo Costa Gold.

Em Ai, papai (Wallace Vianna, Pedro Breder, André Vieira, Romeu R3, Klismman e Tállia), Anitta investe no brega-funk em outra faixa feita com o trio Hitmaker e com a adesão de MC Danny.

Aberto com Macetar (Anitta, Junior Gomes, Lucas Medeiros, Rafinha RSQ e Shylton Fernandes), funk erótico de batida mais sensual do que frenética, o EP alude no título ao nome do segundo álbum solo do rapper Marcelo D2, À procura da batida perfeita (2003).

Na busca incessante pelo hit perfeito, Anitta apresenta armas potentes neste EP em português que sinaliza que a cantora vencerá mais uma batalha para se manter em evidência em universo volátil pela própria natureza pop.

Tópicos: batida, anitta, m?sicas