Anat Cohen & Marcello Gonçalves priorizam Milton Nascimento no arco do álbum Reconvexo

15/09/2021 16h47


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoAnat Cohen & Marcello Gonçalves(Imagem:Divulgação)Anat Cohen & Marcello Gonçalves

Nada menos do que três das nove músicas do álbum instrumental Reconvexo – gravado pelo duo formado pela clarinetista israelense Anat Cohen com o violonista brasileiro Marcello Gonçalves – trazem a assinatura de Milton Nascimento com três diferentes parceiros.

No disco, programado para ser lançado em 15 de outubro pelo selo Anzic Records, os instrumentistas tocam Ânima (Milton Nascimento e Zé Renato, 1982), Maria Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1976) e Paula e Bebeto (Milton Nascimento e Caetano Veloso, 1975).

Já a música-título Reconvexo – escolhida para anunciar o álbum em single programado para sexta-feira, 17 de setembro – é o samba de roda composto por Caetano Veloso e apresentado ao Brasil há 32 anos na voz de Maria Bethânia em gravação feita para o álbum Memória da pele (1989).

Sucessor do álbum Outra coisa – The music of Moacir Santos (2016) na discografia do duo Anat Cohen & Marcello Gonçalves, Reconvexo é disco dedicado ao cancioneiro brasileiro.

Contudo, entre abordagens de músicas como Correnteza (Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá, 1973) e Andar com fé (Gilberto Gil, 1972), a clarinetista e o violonista – de sete virtuosas cordas, como bem sabem os seguidores do Trio Madeira Brasil – também revivem a canção Never dreamed youd leave in summer (Stevie Wonder e Syreeta Wright, 1971) e o tema folk venezuelano El diablo suelto (Heraclio Hernandez, 1888). O samba O que é que a baiana tem? (Dorival Caymmi, 1939) completa o repertório do disco.

Gravado por Anat Cohen & Marcello Gonçalves em 2020, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o álbum Reconvexo foi mixado (por Brian Montgomery) e masterizado (por Mark Wilder) em Nova York (EUA) entre maio e junho deste ano de 2021.

A capa do disco expõe obra do artista Ernesto Neto (Horizonte de Eventos, 2001) em foto de Mark Ritchie.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ?lbum, anat, reconvexo